Durante entrevista sobre ações de segurança pública no Nordeste, o comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Welber Charles, chamou atenção para o reforço no policiamento em bairros estratégicos de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Segundo ele, áreas como São Gonçalo e Jardim Petrópolis vêm recebendo atenção especial devido à atuação de indivíduos ligados a facções criminosas.
“O cidadão pode perceber que naquela região a gente tem uma grande presença da segurança pública, tanto por parte do 5º BPM, quanto do 2º BIESP e do BEPI. Procuramos atuar com base nas estatísticas e nas informações de inteligência”, afirmou o coronel.
A fala foi feita durante entrevista sobre uma operação de combate ao crime organizado que ocorre em estados do Nordeste. O comandante aproveitou para tranquilizar a população local.
“Independente do bairro em que o cidadão resida, pode ficar tranquilo. Estamos trabalhando. São regiões com reforço operacional exatamente por conta do perfil das ocorrências que temos mapeado”, explicou.
Sobre a atuação de facções na região, o tenente-coronel afirmou que o policiamento tem mapeado grupos que se autodenominam pertencentes a organizações criminosas. Ele destacou, no entanto, que isso não muda a forma como a polícia atua.
“São indivíduos que se autodenominam pertencentes a facções, mas isso não altera em nada o nosso trabalho. Seguimos firmes no combate à criminalidade”, completou.
Mais de 200 agentes de segurança estão envolvidos nas ações que acontecem simultaneamente em Petrolina e Juazeiro (BA). Além da Polícia Militar, participam da operação a Polícia Civil, Polícia Científica e delegacias especializadas.
O comandante também reforçou os canais de denúncia à disposição da população.
“O cidadão pode denunciar pelo 190 ou pelo portal da SDS. A gente garante o anonimato. A colaboração da população é essencial nesse processo de enfrentamento ao crime”, finalizou.