No Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (23), foi publicada a exoneração do Coronel PM Valter Araújo do cargo de Comandante do Comando de Policiamento Regional Norte (CPRN), com sede em Juazeiro. O oficial estava no comando desde 2021.
O cargo será assumido pelo Tenente-Coronel PM Brandão Júnior, atualmente Subcomandante do CPRN. Ele permanecerá à frente do comando até a nomeação de um novo comandante.
Por meio de nota, a assessoria informou que a exoneração se deu por causa do cumprimento à Legislação Policial Militar do Estado da Bahia, que estipula um limite de seis anos para permanência no último posto da Corporação.
Confira a nota:
Após mais de três anos à frente do comando, Coronel Araújo destacou-se pela redução nos índices de criminalidade e pelo fortalecimento do trabalho integrado com todos os órgãos do Sistema de Defesa Social nos 19 municípios sob sua responsabilidade. Sua gestão foi marcada por avanços significativos na promoção da segurança pública e do bem-estar dos cidadãos.
Em seu pronunciamento, o Coronel expressou gratidão pelo tempo de serviço e destacou a importância do trabalho coletivo na segurança pública. “Senhoras e Senhores, nossa gratidão por toda a deferência durante nossa carreira profissional, e saibam que sempre estarei à disposição para continuar a servir e proteger. Sigo confiante que a Segurança Pública de nossa Bahia está em excelentes mãos, e, que, sem dúvida, ‘Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas’ (Eclesiastes/7:8); Alguns ciclos se encerram para que outros prosperem, com novos projetos e alegrias,” afirmou.
O Coronel Araújo foi elogiado por seu respeito aos subordinados, pares e superiores hierárquicos, e por sua dedicação à causa pública. Sua trajetória é marcada por lutas e conquistas, sempre com foco no cuidado das pessoas e no compromisso com suas origens sertanejas de honradez e humildade.