Covid-19: Falta de estrutura pode causar colapso nas capitais, diz Consórcio

0
(Foto: Agência Brasil)

O comitê do Consórcio Nordeste orienta decretar bloqueio total ou reverter planos de isolamento social em capitais e cidades do interior. O receio é que o aumento no número de infectados superlote as unidades de saúde dos grandes centros urbanos.

O alerta consta no nono boletim do comitê, que ainda não foi publicado e está sujeito a alterações. O documento indica uma possível nova sobrecarga no sistema hospitalar da região.

“Esse efeito bumerangue já começou. Você conhece o efeito do tsunami? A água sai da praia, todos pensam que estão salvos, e, de repente, vem uma baita onda. É o mesmo efeito”, explica o neurocientista Miguel Nicolelis, um dos coordenadores do comitê científico do Consórcio Nordeste.

No Recife, que experimenta queda dos casos do novo coronavírus há 45 dias, 65% dos leitos de terapia intensiva da rede municipal são ocupadas por pessoas de municípios do interior.

Portanto, dos 169 pacientes que estavam internados nesta quarta-feira (2) em vagas de UTI da rede municipal do Recife, apenas 60 eram moradores da cidade. Só de Caruaru, no agreste pernambucano, havia 22 pacientes.

Nesta quarta-feira (1º), quatro em cada dez pacientes de Covid-19 nas redes estadual e municipal de Salvador vieram de outras cidades do estado. Foram abertos novos leitos de UTI em Feira de Santana, Juazeiro, Eunápolis e Valença.

Na rede municipal, há 289 leitos de UTI ativos. Além disso, a taxa de ocupação é de 58,4%. Com a diminuição dos casos, a prefeitura desativou nesta semana 210 leitos de enfermaria que tinham sido montados em quatro hospitais de campanha. Novos 24 leitos de UTI foram abertos.