Covid-19: Ministério da Saúde ainda não tem definição sobre 4ª dose para adultos a partir de 18 anos

0

O Ministério da Saúde ainda não tem definição para a liberação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 para a população adulta acima dos 18 anos no Brasil. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) diz que “acompanha as discussões em nível nacional sobre os avanços na campanha de vacinação” para tomar decisão sobre o asusnto.

A SES-PE “está atenta às orientações do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde”, informou a pasta em nota enviada à reportagem. Esse acompanhamento é feito pelo Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação.

Já o Ministério da Saúde ressaltou que, até o momento, indica a segunda dose de reforço para pessoas a partir de 40 anos – em Pernambuco, essa ampliação ocorreu em junho. Para receber a dose, é preciso aguardar quatro meses do recebimento da terceira dose, a primeira adicional. “Qualquer possível avanço na campanha de imunização será pactuada junto aos gestores municipais”, acrescentou a SES-PE.

O ministério lembrou ainda que a sua Câmara Técnica Assessora em Imunizações mantém discussões referentes a alterações e ampliações do esquema vacinal para novos grupos, de acordo com as evidências científicas e o cenário epidemiológico. Esse acompanhamento, acrescenta a pasta federal, é feito diariamente.

Esta semana, a Prefeitura de São Paulo, à parte de qualquer recomendação do Ministério da Saúde, iniciou a campanha para os maiores de 18 anos. O secretário municipal de Saúde da capital paulista, Luiz Carlos Zamarco, destacou que “é fundamental que todos tomem as doses de reforço para continuarem protegidos das formas graves da doença”. Nesta sexta-feira (12), a Prefeitura de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, autorizou a ampliação para a população com 35 anos ou mais.

Em junho, à Folha de S.Paulo, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, havia afirmado que a pasta planejava liberar a quarta dose para todos com 18 anos ou mais de uma só vez e não de forma escalonada. “Em 2021, aplicamos duas doses de vacinas. Em 2022, essa deve ser a tendência. Todavia tem a análise técnica, que precisa ser superada”, havia dito o ministro.

Atualmente elegível para pessoas com 40 anos e mais, profissionais de saúde e pessoas imunossuprimidas, a quarta dose ou segunda dose de reforço em Pernambuco alcançou 1.065.837 pessoas, o que corresponde a 35,2% dessa população

Com relação às primeiras doses, foram 8.410.343 aplicações (cobertura de 93,15%). Do total, 7.659.772 pernambucanos (84,83%) já completaram seus esquemas vacinais, sendo 7.484.481 pessoas que foram vacinadas com imunizantes aplicados em duas doses e outros 175.291 pernambucanos que foram contemplados com vacina aplicada em dose única. Em relação às primeiras doses de reforços (terceira dose), já foram aplicadas 4.405.921 (cobertura de 57,28%).

Pernambuco aplicou 21.575.558 doses de vacinas contra a Covid- 19 na sua população, desde o início da campanha de imunização no Estado, em 18 de janeiro de 2021. (Folha PE)