Covid-19: Prefeitura de Juazeiro divulga planejamento de vacinação de 11 a 14 de maio

0

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde, divulgou o planejamento de vacinação contra a Covid-19 do dia 11 ao dia 14 de maio. Estão no esquema de vacinação a primeira dose de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto), trabalhadores das forças de segurança e salvamento, pessoas com deficiência permanente e autistas, além da aplicação de segunda dose da vacina.

Gestantes e puérperas

A vacinação de gestantes e puérperas será realizada no Juá Garden Shopping, de 11 a 13 de maio. O horário é das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h. A gestante deverá levar o cartão de acompanhamento de gestante/pré-natal ou laudo médico, RG, CPF ou cartão SUS e comprovante de residência.

As puérperas devem levar a declaração de nascimento ou certidão de nascimento do bebê com até 45 dias, RG, CPF ou cartão SUS e comprovante de residência.

Comorbidades 55 anos ou mais

A vacinação do grupo das comorbidades segue o seguinte plano:

Na zona rural, as pessoas com comorbidades com 55 anos ou mais receberão a vacina nesta terça-feira (11). Pessoas com comorbidades com 54 anos ou mais podem tomar a vacina na quinta-feira (13). As Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona rural funcionam das 8h às 11h.

Na zona urbana, as comorbidades com 54 anos ou mais podem ir às UBSs na quarta-feira (12), com 53 anos ou mais na sexta-feira (13). Na zona urbana, o horário de funcionamento dos postos de saúde é das 8h às 12h e das 13:30 às 16h.

Fazem parte do grupo de comorbidade, segundo a resolução da Comissão Intergestores Bipartite da Bahia (CIB), pessoas com: diabetes, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístula arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas no adulto, prótese valvares e dispositivos cardíacos implantados, doenças cerebrovascular doença renal crônica, hemoglobinopatias, obesidade mórbida e cirrose hepática.

É preciso levar documentação que comprove a doença. Quem faz acompanhamento pelo SUS, poderá utilizar o cadastro de acompanhamento já existente na sua unidade de referência.

Aqueles que não tiverem cadastros na Atenção Básica, deverão apresentar um documento que demonstre pertencer a um dos segmentos contemplados nos grupos de prioridades (laudos, declarações, prescrições médicas ou relatórios médicos com descritivos ou CID das doenças ou condição de saúde, RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência).

Trabalhadores das forças de segurança e salvamento

Os trabalhadores das forças de segurança e salvamento com 40 anos ou mais podem tomar a primeira dose da vacina no Centro de Saúde III, no Angary, das 8h às 12h, entre os dias 11 e 13 de maio. É preciso que este público esteja munido do contracheque do mês de março/ abril, CPF e/ou cartão SUS. O trabalhador deve estar ativo e lotado no município de Juazeiro.

Autistas e pessoas com deficiência permanente de 18 a 59 anos

As pessoas com autismo ou com deficiência permanente com idade entre 18 e 59 anos deverão ir à Univasf para receber a primeira dose da vacina, entre os dias 11 e 13 de maio. O horário é das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h. É preciso levar o laudo médico, RG, comprovante de residência e cartão SUS.

Serão consideradas pessoas com deficiência permanente, aqueles que apresentam uma ou mais das seguintes limitações:

– limites motores que causem grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas;

– pessoas com dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo;

– pessoas com grande dificuldade para enxergar, mesmo com uso de óculos;

– pessoas com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, etc.

Segunda dose

Também haverá aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19. Quem já está na data para tomar a dose 2 pode ir à Univasf ou à Escola Iracema Pereira Paixão (bairro São Geraldo), das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h. É preciso estar munido de cartão SUS e/ou CPF, cartão de vacina e comprovante de residência.