A Prefeitura de Petrolina anunciou, na noite desta quinta-feira (2), a cura clínica da primeira paciente diagnosticada na cidade com o novo coronavírus. A mulher, de 70 anos, chegou ao município de uma viagem ao exterior no dia 17 de março, apresentando alguns sintomas. O resultado do exame que atestou positivo para Covid-19 saiu seis dias depois, no dia 23.
A paciente, no entanto, não precisou ser internada, mas ficou isolada dos demais familiares da casa. Ela se recuperou e continua em isolamento, porém em convívio com os demais familiares que seguem em isolamento social e todos assintomáticos.
“Quando a pessoa passa do período que é o protocolo dos 14 dias e ela não apresenta mais sintomas, ela já eliminou o vírus, criando imunidade, impedindo a transmissão. Acompanhada por nossas equipes, a paciente seguiu as regras e adotou as medidas necessárias para o processo de recuperação, sobretudo o isolamento, que é a primeira regra. A batalha foi vencida”, explicou a secretária de Saúde de Petrolina, Magnilde Albuquerque.
Quanto aos familiares da paciente, que também tiveram, o monitoramento de saúde encerrado. Todos passam bem e nenhum apresentou indícios de contaminação. No entanto, a família continua em isolamento social, atendendo às orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Decreto Municipal, entendendo a importância de ficar em casa.
A cura clínica da primeira paciente resultou em mudança nos dados da Covid-19 em Petrolina, restando um paciente com a doença e 7 casos suspeitos, sem nenhum óbito.