Cidade premiada pela Unicef pelas políticas voltadas ao público infantil, Petrolina alcançou em 2024 a marca de mais de 20 mil vagas para as crianças em creches municipais. E para os próximos anos este número irá subir, já que o prefeito Simão Durando anunciou a entrega de mais 3 unidades infantis neste ano e o início da construção de mais 8 creches. As novas construções irão fortalecer ainda mais a educação, o cuidado e o acolhimento na primeira infância.
Ainda em 2024, os moradores dos bairros Jardim Imperial, Fernando Idalino e Henrique Leite poderão contar com os novos equipamentos de educação. Em outras 8 localidades da área urbana e rural, as obras devem começar em breve e a previsão de entrega é para o próximo ano. Foram selecionados nessa nova fase os bairros Colinas do Rio; João de Deus; N 01; N 08; N 10; Centro; Residencial Monsenhor Bernardino e Terras do Sul. Dentro desses equipamentos vale destacar a iniciativa inovadora na cidade com a creche dos comerciários, no Centro, que vai atender os filhos dos trabalhadores do comércio.
Além das novas unidades, o prefeito anunciou a construção de salas de aulas nas creches dos bairros José e Maria; Dom Avelar; Alto da Boa Vista/São Gonçalo; Cohab Massangano; N 4; Vila Eduardo; Residencial Vivendas; N 7; Residencial Pomares e Rajada. Para os bairros João de Deus e Alto do Cocar, Simão autorizou, além das novas salas, a construção de vários espaços pedagógicos.
Atualmente, a rede conta com uma estrutura climatizada e diferenciada, onde as crianças vivenciam e desenvolvem atividades diversas em espaços como ateliê criativo, ateliê dos sabores, brinquedoteca, parquinho, hortas, dentre outros. O objetivo é acolher essas crianças que estão nessa fase especial de desenvolvimento, em uma unidade qualificada e que oferte uma estrutura de qualidade com todo suporte pedagógico.
De acordo com o prefeito Simão Durando, obras como essas, irão viabilizar a ampliação de 2.720 vagas na rede municipal, garantindo aprendizado, comodidade e segurança para as famílias.
“Muito feliz em alcançar essa marca de 20 mil crianças atendidas. O que nos deixa ainda mais esperançosos é a excelência no serviço, porque, para nós, a quantidade e a qualidade devem andar juntas. Somos referência no Nordeste no acolhimento e ensino de crianças de zero a cinco anos, mas nós queremos sempre mais. Esses novos equipamentos irão garantir a muitas famílias o acesso a um ensino de qualidade e um local de referência para acolhimento dos nossos pequenos. Irão representar a oportunidade de construir novas histórias por meio da educação e da independência de mães e pais que poderão trabalhar, tranquilos sabendo que seus filhos estão bem cuidados”, destacou o prefeito.