Cremepe lança campanha em defesa do ato médico: “Não aposte a sua saúde: procedimento médico só com CRM”

0

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) lançou a campanha “Não aposte a sua saúde: Procedimento médico só com CRM”, com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos do exercício ilegal da medicina e reforçar a importância do cumprimento da Lei do Ato Médico (Lei nº 12.842/2013).

A iniciativa surge em resposta ao aumento expressivo de denúncias envolvendo a prática indevida de atos médicos por profissionais não habilitados. Muitos desses casos resultaram em complicações graves e sequelas para os pacientes, em decorrência da realização de procedimentos para os quais esses profissionais não possuem formação ou autorização legal.

A campanha alerta que apenas médicos com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) podem realizar diagnósticos, prescrever tratamentos e executar procedimentos invasivos. “Tem apostas que valem a emoção. Na saúde, não!”, destaca uma das peças da ação, que está sendo veiculada em outdoors, outbus, rádio, TV, redes sociais e em um e-book educativo disponível ao público.

Segundo o presidente do Cremepe, Mário Jorge Lôbo, o foco da campanha é a segurança do paciente. “Nosso compromisso é garantir que o atendimento à saúde em Pernambuco ocorra dentro dos parâmetros éticos e legais. O exercício ilegal da medicina é crime, e precisamos que a sociedade reconheça os riscos dessa prática para que possamos combatê-la com firmeza”, destaca o presidente.

A Lei nº 12.842/2013 estabelece os atos privativos do médico, e a campanha busca também valorizar o exercício ético e qualificado da medicina, reforçando a importância do CRM como garantia de formação, habilitação e responsabilidade profissional.

O Cremepe reforça que denúncias sobre o exercício ilegal da medicina podem e devem ser feitas de forma segura por meio do canal oficial: https://www.cremepe.org.br/denunciaprerrogativa/

Fonte: Assessoria