Os olhares do mundo estão voltados para a vitivinicultura do Vale do São Francisco. Até 31 de julho, a única região produtora de vinhos tropicais com Indicação Geográfica de Procedência recepciona duas expedições técnicas internacionais, em iniciativas que visam a promover o enoturismo no destino e seus principais produtos.
Entre os dias 23 e 25 de julho, vinícolas, agroindústrias e restaurantes de Petrolina (PE), Lagoa Grande (PE) e Casa Nova (BA) recebem uma comitiva de 5 jornalistas especializados estrangeiros. A visita faz parte do Projeto Imagem Wines of Brazil, uma ação promovida pelo Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
A ação visa a fortalecer a presença dos vinhos, espumantes e sucos de uva brasileiros no mercado internacional. Em 2022, o projeto contribuiu para que o Brasil registrasse um recorde histórico nas exportações desses produtos, alcançando US$ 13,6 milhões em vendas externas.
Logo em seguida, o Vale sedia parte da Famtour Experience Brasil, realizada pela Embratur em parceria com o Sebrae Nacional e com apoio dos governos de Pernambuco e Piauí. Voltada para operadores e agentes de viagens da França, um dos principais mercados emissores de turistas para o Brasil, a iniciativa busca impulsionar globalmente as experiências genuínas do país, evidenciando sua cultura, natureza, sustentabilidade e culinária.
O roteiro acontece entre os dias 25 de julho e 1º de agosto; e o ponto de partida é o Parque Nacional da Serra da Capivara (PI), reconhecido pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade. O tour finaliza no Vale do São Francisco, com visitas a vinícolas e experiências ligadas ao enoturismo e enogastronomia. Segundo a Embratur, os franceses aparecem na sexta colocação entre os estrangeiros que mais visitaram o Brasil em 2024, com mais de 208 mil turistas registrados ao longo do ano.
Para o Instituto do Vinho do Vale do São Francisco (VINHOVASF), entidade representativa sem fins lucrativos e que reúne 9 vinícolas da região, essas visitas marcam uma fase de maturidade e renovação para a vitivinicultura do Vale do São Francisco
“Vivemos um momento muito promissor, colhendo os frutos de anos de trabalho. Nossos associados têm elevado consistentemente o padrão de qualidade de seus vinhos, que agora passam a ter selo de Indicação Geográfica; e ampliado a oferta de experiências de enoturismo, mostrando ao mundo a singularidade do nosso terroir tropical. O VINHOVASF tem se dedicado a abrir caminhos para essa projeção, promovendo os vinhos da região em feiras, eventos e projetos estratégicos”, afirma Rodrigo Fabian, diretor executivo do instituto.