No ano de 2018 as denúncias de violência contra o idoso era de 38,8% em Pernambuco, esse ano o número subiu para 139,8%. Esses dados foram divulgados nesta quinta-feira (11), pelo Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (Ciappi), programa vinculado ao governo do estado.
A negligência, que configura violência intrafamiliar ou doméstica, é uma das violações mais comuns em todo país.
Também estão no topo da lista de denúncias casos de violências psicológica e financeira. O centro aponta falhas nos cuidados do idoso, como abandono, maus-tratos por pessoas com laços de sangue, como pais e filhos, ou unidos de forma civil, como marido e esposa, e ainda genro e sogra.
Para o Ciappi, o aumento dos registros foi provocado por vários fatores, sendo o principal deles a divulgação das ações de enfrentamento à violência contra o idoso.
Os casos podem ser denunciados ao Ciappi por meio do telefone (81) 3182.7649, pelo e-mail ciappi2016@gmail.com ou na sede do órgão, localizado na Rua Santo Elias, 535, no bairro do Espinheiro, Zona Norte do Recife.
O Ciappi conta com atendimento especializado, escuta qualificada e humanizada, serviço de orientação psicossocial e jurídica voltada à pessoa idosa.