Crianças que moram em nove municípios pernambucanos, deverão ser vacinadas contra o sarampo. Os recentes casos confirmados da doença no estado de Pernambuco e daqueles investigados, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) emitiu comunicado reduzindo a idade mínima para imunização dos bebês residentes nas cidades de Recife, Paulista, Bezerros, Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Taquaritinga do Norte, Vertentes, Frei Miguelinho e Salgueiro.
A Secretaria orienta que o objetivo de ampliar a proteção desse público, deve seguir o calendário vacinal normal a partir dos 12 meses. Portanto, crianças entre seis meses e menores 1 ano só deveriam ser vacinadas caso fossem viajar para os municípios com surto da doença, como São Paulo, respeitando o limite mínimo de 15 dias antes do deslocamento. A mudança e a seleção dos nove municípios pernambucanos ocorreu por eles serem os de maior risco de circulação viral.
Na última quinta-feira (15), a Fiocruz Rio de Janeiro liberou a confirmação laboratorial de quatro casos de sarampo em Pernambuco. As ocorrências são relacionadas a três viajantes que participaram de uma excursão para Porto Seguro entre o final de junho e início de julho, além de um contato desse grupo. Das confirmações, dois são de residentes do Recife e dois de Caruaru. Outros cinco casos estão em investigação (um do Recife, um de Olinda, dois de Bezerros e um de Jaboatão dos Guararapes). Todos passam bem. Os casos estão conectados a um paciente positivo de São Paulo, monitor da viagem.