O número de crimes violentos letais intencionais (CVLIs) registrados dentro das unidades prisionais em Pernambuco tiveram uma redução de 33% ao se comparar com 2018. O número foi divulgado pela Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres). Ao todo, os 23 estabelecimentos penais somaram em 2019 dez ocorrências e 15 no ano anterior. O órgão também contabilizou diminuição no número de fugas com 53 ocorrências no ano passado e 76 em 2018, somando 43,39% a menos. Das 53, houve 42 recapturas.
Para o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, os números são reflexo do trabalho que vem sendo desenvolvido pela gestão. “O Governo de Pernambuco vem investindo fortemente na melhoria do sistema prisional. Temos o segundo maior programa de criação de vagas do país, contratamos agentes penitenciários, fortalecemos a tecnologia nas portas de entrada das unidades, entre tantas outras”, comenta.
De acordo com a Seres, as apreensões de ilícitos nas unidades prisionais e as revistas nas portas de entrada com equipamentos como o scanner corporal, detectores e portais de detecção de metal foram intensificadas. (Fonte: Diário de Pernambuco)