Cuidado e acolhimento com os animais: Petrolina inicia castrações no São Gonçalo

0

Durante o mutirão, Prefeitura também busca lar temporário para animais de rua

Com cheio de felicidade e com o cachorro no colo, a doméstica Maria do Socorro foi uma das primeiras a chegar no mutirão de castração realizado pela Prefeitura de Petrolina. “Eu estou muito feliz, queria castrar meu cachorro há muito tempo. Quando soube dessa ação, não pensei duas vezes em participar”, contou com um sorriso no rosto. A iniciativa faz parte das comemorações dos 130 anos da cidade e é organizada pela Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) e conta com a parceria do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). No primeiro dia foram castrados 66 animais, levando mais saúde e qualidade de vida para os pets e suas famílias.

Mas a iniciativa vai além, pensando nos animais que não têm um lar, a AMMA faz um chamado especial: que as pessoas indiquem um local temporário no período pós-cirúrgico. O voluntário precisa oferecer carinho, repouso, alimentação e medicação até que o animalzinho esteja recuperado. Depois desse tempo, que dura cerca de sete dias para machos e 10 dias para fêmeas, o pet pode ser adotado ou devolvido ao local de origem.

Para quem deseja castrar o seu animal pode procurar o Castramóvel, que está estacionado ao lado da Escola Municipal Paulo Freire, na Rua V, bairro São Gonçalo, até sexta-feira (5). São distribuídas 65 fichas por dia e todos os pets passam por avaliação da equipe veterinária. O procedimento é indicado para cães e gatos saudáveis, de até sete anos e com até 18 kg. É importante que o animal esteja em jejum de 8 a 12 horas antes da cirurgia.

Depois do bairro São Gonçalo, o Castramóvel vai continuar rodando por Petrolina, chegando também aos bairros João de Deus, Dom Avelar e Fernando Idalino, contemplando também comunidades vizinhas. O objetivo é cuidar, cada vez mais, dos animais com a ajuda da população.