Em um gesto de escuta e valorização da diversidade, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, promoveu nesta segunda-feira (12), uma roda de conversa com o tema “Ser Mãe em Territórios de Resistência”. A ação, que aconteceu no Centro de Referência Especializado de Assistência Social, reuniu mães negras, indígenas, atípicas e de comunidades tradicionais, oferecendo um espaço seguro para compartilhar vivências, desafios e afetos relacionados à maternidade em contextos marcados por desigualdades históricas e sociais.
Conduzida por uma psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), a atividade teve como foco o fortalecimento dos laços comunitários e da autoestima das participantes. Em meio a relatos de superação, resistência e ancestralidade, as mães presentes encontraram acolhimento e reconhecimento das suas trajetórias, reafirmando o papel fundamental da escuta e do cuidado no enfrentamento das múltiplas opressões que ainda marcam suas realidades.
A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com políticas públicas inclusivas e sensíveis as especificidades de cada território e grupo social. Ao abrir espaço para o diálogo e o fortalecimento das mulheres que constroem e sustentam suas comunidades, a Secretaria de Assistência Social reafirma seu papel como agente de transformação social, construindo caminhos mais justos e igualitários para todas as famílias petrolinenses.