O 9º Grupamento de Bombeiros Militar da Bahia participou da segurança da tradicional Romaria do Sagrado Coração de Jesus ao Santuário Popular da Gruta de Patamuté, no Município de Curaçá-BA.
Todos os anos nos dias 31 de outubro e 01 de novembro, milhares de romeiros de vários estados brasileiros se deslocam para a Gruta de Patamuté e faz acontecer uma Romaria no meio da Caatinga curaçaense.
Nesse ano, o 9º GBM garantiu a segurança da população e da área de vegetação, atuando na prevenção de acidentes, sobretudo com fogos de artifícios, não registrando nenhum incidente com maior gravidade no local.
A gruta, que já é considerada um Santuário Popular, é uma formação rochosa natural com cento e vinte metros de largura, quarenta e quatro metros de profundidade, vinte e dois metros de altura e há presença de estalactites. No centro da gruta há um altar com a imagem do Sagrado Coração de Jesus, onde os devotos podem colocar velas e ofertas.
Por fim, a história conta que o local foi descoberto no final do século XIX pelo padre missionário Pedro Cavalcante Rocha – um pregador de Santas Missões Populares na região. Entre os anos de 1905 e 1914 o padre Manoel Félix, então padre de Curaçá, iniciou a Romaria da Gruta de Patamuté.