A Unimed Vale do São Francisco, em parceria com o Sescoop/PE, realizou no último final de semana sábado (23) e domingo (24), em Petrolina – PE, o curso de Formação Teórico e Prático de Suporte Avançado de vida Cardiovascular (ACLS).
O treinamento, que reuniu 26 médicos e enfermeiros na sede da cooperativa médica, durante uma carga horária de 20 horas, capacitou os profissionais de saúde no atendimento às essenciais emergências cardiológicas. Durante o curso, os participantes foram orientados para o atendimento de diversas modalidades de parada cardiorrespiratória, arritmias potencialmente letais, tratamento inicial do infarto agudo do miocárdio, do edema agudo pulmonar e do acidente vascular cerebral.
Divididos em 4 estações práticas, com a utilização de manequins e simuladores de arritmia que reproduzem situações encontradas na vida real, os profissionais puderam aprofundar suas competências tanto como líder quanto como membro de uma equipe de atendimento de emergência de alto desempenho.
Para o médico cardiologista, Bedson de Sá, o curso, além de reciclar os conhecimentos, atualiza os procedimentos nos cuidados para com as paradas cardiorespiratórias. “Um treinamento que devemos fazer no mínimo a cada 5 anos”, ressaltou. O Curso ACLS é promovido pelo laboratório de treinamento em emergências cardiovasculares do Hospital Agamenon Magalhães (Centro Autorizado da American Heart Association). Para o coordenador do laboratório e diretor do curso realizado em Petrolina, o médico Leonardo de Lima Leite, os conteúdos programáticos foram muito bem assimilados e os participantes aprovados no curso receberam a carteirinha da AHA (American Heart Association) com validade internacional de 2 anos.