Dados preliminares apontam redução de crimes contra o patrimônio em Petrolina

0

Dados preliminares divulgados pela Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGACE) indicam uma redução nos Crimes Violentos Patrimoniais (CVPs) em Petrolina ao longo de 2024. De acordo com o levantamento, a mancha criminal no estado aponta uma queda de quase 3% no período de janeiro a dezembro, comparado ao mesmo intervalo do ano anterior. No entanto, o impacto das subnotificações, decorrentes da suspensão temporária do registro de boletins de ocorrência pela internet — retomados apenas em dezembro de 2023 — ainda precisa ser avaliado.

Apesar da tendência estadual de queda, em Petrolina, no Sertão do estado, os números mostram um cenário diferente. Entre janeiro e novembro de 2023, foram registrados 828 casos de CVPs no município. No mesmo período de 2024, o número subiu para 985, representando um aumento de 18,97%. Esse aumento contrasta com a média estadual e reforça a necessidade de medidas direcionadas para a região.

Em todo o ano de 2023, Petrolina contabilizou 909 boletins de ocorrência por roubos. Para 2024, os dados consolidados ainda serão divulgados oficialmente no próximo dia 15 de janeiro. A expectativa é que esses números possam oferecer uma análise mais ampla sobre a dinâmica dos crimes contra o patrimônio no município.