Além de estrelas como Lenine, Alexandre Leão, Vanessa da Mata e Roberta Sá, o Festival ‘A Bossa’, que acontece em Juazeiro (BA) em novembro, vai contar com outros nomes de destaque da música brasileira. Entre eles estão Daniel Jobim – vencedor do Grammy e neto de Tom Jobim, um dos fundadores da Bossa Nova –, a cantora Mônica San Galo e o grupo Quinteto Sanfônico do Brasil.
O festival é gratuito e acontece entre os dias 28 e 30 de novembro. Realizado pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), o evento vai promover, além dos shows musicais, bate-papos e experiências culturais à beira do Rio São Francisco.
Com o tema “A Bossa de João e do Rio”, o festival liga as margens do Rio São Francisco — onde João Gilberto desenvolveu sua sensibilidade artística — às ondas do Rio de Janeiro, onde, ao lado de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, consolidou a Bossa Nova como um marco da música mundial.
Sobre as atrações
Daniel Jobim, cantor, compositor e pianista, é filho do violonista Paulo Jobim e neto de Tom Jobim. Já se apresentou e gravou com artistas como João Gilberto, Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Stevie Wonder e Sting. Em 1995, venceu o Grammy como produtor do álbum Antônio Brasileiro. Em Juazeiro, apresentará um show que reúne clássicos da Bossa Nova e composições autorais.
Por sua vez, Mônica San Galo, irmã da cantora Ivete Sangalo, é formada em Música pela Universidade Católica do Salvador (UCSal). A artista cresceu em Juazeiro e conheceu o violão por meio do pai, Alsus Almeida de Sangalo. Com um repertório marcado pela MPB e pela Bossa Nova, Mônica apresenta músicas autorais e interpretações de nomes como Tom Jobim e Chico Buarque.
Já o Quinteto Sanfônico do Brasil reúne os sanfoneiros e instrumentistas Sebastian Silva, Gel Barbosa, Marquinhos Café, Rennan Mendes e Targino Gondim. O grupo traz em seu repertório — composto por cinco sanfonas — a forte presença de ritmos como Bossa Nova, Jazz, Tango e MPB.



