O candidato ao governo do estado Danilo Cabral (PSB) começou o dia com o café da manhã que aconteceu no seu prédio na Rua Luiz Guimarães, no Poço da Panela (Zona Norte do Recife), reunindo apenas os familiares, coordenadores de campanha e membros da frente popular. Estiveram presentes os ex-prefeitos João Paulo e Geraldo Júlio e, acompanhado do prefeito João Campos e da atual vice-governadora Luciana Santos, Danilo seguiu às 10h00 para votar no Colégio GGE do Parnamirim, mesmo colégio eleitoral da candidata Marília Arraes (Solidariedade), que votou apenas alguns minutos antes. Com o horário de votação ainda muito movimentado, ele se dirigiu à imprensa demonstrando sentimento de gratidão e de dever cumprido com o andamento da campanha até aqui.
“Estamos confiantes de que iremos para o segundo turno para poder fazer ainda mais do que já fizemos em todo esse tempo de história de mudanças em Pernambuco. A expectativa é muito positiva, a nossa caminhada mostrou que a nossa palavra chegou ao povo e temos a certeza de que, também, Lula será presidente e acabaremos com esse ciclo perverso que nós passamos durante o Governo Bolsonaro. Seremos um reencontro de Pernambuco com o Brasil”, afirmou. Perguntado sobre o principal problema enfrentado pelo estado atualmente, o candidato destacou a fome e falou de propostas para combatê-la “A quantidade de pessoas que não tem o que comer hoje no Brasil é uma das consequências da irresponsabilidade do Governo Federal, que devolveu o Brasil ao mapa da fome. Estamos com a proposta objetiva “Comida na Mesa” pra levar as cozinhas comunitárias e restaurantes populares à pessoas. Essa é a prioridade imediata”.
Danilo também prestou solidariedade à candidata Raquel Lyra pela morte de seu marido, o empresário Fernando Lucena, aos 44 anos, em decorrência de um infarto fulminante na manhã deste domingo. “Em nome da minha família e da frente popular de Pernambuco, eu quero manifestar toda a nossa solidariedade e que Deus conforte o coração dela e de sua família”, lamentou. João Campos também falou sobre o sentimento com a chegada do dia das eleições. “Eu pude ver a alegria no olhar de Danilo pela linda caminhada que ele fez, trazendo todas as discussões mais importantes sobre o estado de Pernambuco, sobre tudo o que foi feito e sobretudo tudo o que ainda se precisa fazer. Faz parte do perfil dele sempre buscar melhorar em tudo. E é com esse espírito que a gente chega aqui hoje”, ressaltou o prefeito.
A votação de Danilo Cabral foi marcada por um tumulto nas proximidades, quando uma farmácia Drogasil foi assaltada e uma operação policial tomou conta do trecho da Praça do Parnamirim durante cerca de 30 minutos. Não houve feridos e os ladrões fugiram pela parte de trás da farmácia. A vice-governadora Luciana Santos, do PCdoB, foi votar no Colégio Dom, em Casa Caiada (Olinda), às 11h30, acompanhada de Danilo e João Campos. Filas lotadas marcaram a votação, mas a candidata estava feliz comemorando o que lembrou ser a ‘festa da democracia’. É um tempo de esperança, de celebrar a retomada da democracia. Tenho certeza de que Lula será presidente, que Danilo estará aqui conosco e a nossa senadora será Teresa. Estaremos prontos para esse alinhamento, que foi o melhor momento do estado, quando tínhamos Eduardo aqui e Lula lá”, falou.
Candidata ao Senado, Teresa Leitão sofreu uma queda no último sábado e quebrou o fêmur, precisando ser submetida a uma cirurgia de emergência, mas recebeu alta por volta das 13h deste domingo e foi votar no Colégio Imaculado Coração de Maria, em Bairro Novo (Olinda).
(Diário de Pernambuco)