Darcilio Almeida, secretário de Desenvolvimento Rural de Petrolina, fala sobre ações da pasta para 2026

0

Darcilio Almeida, secretário de Desenvolvimento Rural de Petrolina, esteve no programa Nossa Voz para falar sobre as ações da pasta no ano de 2026. Entre os assuntos, ele destacou a Operação de Patrolamento e Tapa-buracos, embora tenha considerado positivo o trabalho desenvolvido até o momento, o secretário reconheceu que, devido à extensão de aproximadamente 6.000 km de estradas no município, ainda existem áreas que não receberam a devida assistência.

“Sabemos que há algumas localidades que não conseguimos alcançar, infelizmente, mas dentro da nossa programação já estão previstas ações para essas regiões. Assim que passarmos o período chuvoso até janeiro, retornaremos às comunidades onde ainda não conseguimos chegar”, destacou Darcilio Almeida.

Este ano, o objetivo da gestão foi realizar os serviços de melhorias nas vias principais que servem como corredores para o deslocamento dos moradores e transporte escolar, além de melhorar o escoamento da produção agrícola e de animais da região. As equipes também executaram patrolamento de forma emergencial em vias vicinais que servem como acesso às estradas principais.

Desde o início do ano a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, tem realizado diversas ações de melhorias nas estradas que cruzam a zona rural do município. As atividades são coordenadas pela Operação de Patrolamento e Tapa-buracos. Segundo a secretária, até o final do mês de novembro foram realizados serviços em aproximadamente 2.300 km de estradas, que beneficiaram cerca de 220 comunidades nas áreas ribeirinha, irrigada e sequeiro.

Em relação ao programa Água Boa, o secretário de Desenvolvimento Rural de Petrolina, Darcilio Almeida, enfatizou a importância do projeto para os moradores das áreas de sequeiro. Segundo ele, mais de 1.200 famílias recebem água potável a cada 60 dias, garantindo o acesso a um recurso essencial para o uso humano. “Sabemos da importância desse programa para as comunidades, especialmente em regiões onde a escassez de água é um desafio constante”, afirmou o secretário.

Além disso, a prefeitura vem intensificando as ações do Programa de Limpeza de Barragens e Barreiros públicos. O objetivo é garantir que as estruturas possam armazenar uma maior quantidade de água de chuva.

Entre outras ações foi a divisão em Núcleos após reunião com representantes das comunidades da área de Sequeiro para definição das estruturas que receberiam inicialmente as ações de limpeza, a Prefeitura Municipal deu início aos serviços no mês de setembro. Somente nos últimos três meses, segundo a pasta, 20 pequenas represas, de diversas localidades do município, receberam os trabalhos de limpeza e desassoreamento. Quando necessário, haverá recuperação das paredes dos reservatórios.

Os serviços foram feitos nas barragens de Pau Ferro e Salinas, na região do povoado de Pau Ferro; barragem Curral Novo, na localidade de Santa Fé; barragens de Massapê e Bom Jardim, localizadas no Núcleo de Uruás; barragem de Mudubim, que atende criadores de Cruz de Salinas; e barragens do Feijão e Baixa Alegre 2, em Baixa Alegre.

O secretário de Desenvolvimento Rural de Petrolina, Darcilio Almeida, destacou a relevância do CAF (Cadastro de Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais), um documento essencial para os agricultores que desejam participar de políticas públicas voltadas para a agricultura familiar. Segundo ele, até o momento, já foram emitidos 1.400 documentos, mas o secretário reforçou a importância de que todos os agricultores se cadastrem, ressaltando que o processo é totalmente gratuito.

“Sabemos que ainda existe uma grande demanda de pessoas que podem procurar a secretaria para realizar o cadastro do seu CAF. É um documento essencial para que possam participar de programas voltados à agricultura familiar, como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), o PENAI (Programa Estadual de Apoio à Agricultura Familiar), e outros que oferecem recursos dos órgãos públicos, com o objetivo de fornecer alimentos para escolas e distribuir através da Secretaria de Ação Social”, explicou o secretário.