DataTrends: Simão Durando aparece com 61% dos votos válidos em Petrolina

0

Uma pesquisa do Instituto DataTrends divulgada nesta terça-feira (1º) aponta que o prefeito de Petrolina, Simão Durando (União Brasil), lidera a corrida pela reeleição com ampla vantagem. No levantamento espontâneo, Durando aparece com 39% das intenções de voto, seguido por Júlio Lóssio (PSDB), com 20%. Odacy Amorim (PT) tem 3% e Lara Cavalcanti (PL), 2%. Outros 36% dos entrevistados não souberam ou não responderam.

No cenário estimulado, em que os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores, Simão Durando alcança 53% das intenções de voto, enquanto Lóssio aparece com 29%. Odacy Amorim e Lara Cavalcanti mantêm 3% e 2%, respectivamente. Votos brancos e nulos somam 6%, e 7% dos entrevistados não souberam ou não responderam.

Nos votos válidos — que excluem brancos e nulos —, Simão Durando lidera com 61%, seguido por Dr. Julio com 33%, Odacy Amorim com 4% e Lara Cavalcanti com 2%.

Potencial de voto dos candidatos

A pesquisa também investigou o potencial de voto dos principais candidatos. Em relação a Júlio Lóssio, 28% dos eleitores afirmaram que votariam com certeza nele, enquanto 21% poderiam votar. Outros 35% disseram que não votariam de jeito nenhum, 2% afirmaram que não o conhecem o suficiente, e 14% não souberam ou não responderam.

No caso de Lara Cavalcanti, 2% votariam com certeza, 5% poderiam votar, 62% não votariam de forma alguma, 13% não a conhecem o suficiente e 18% não souberam ou não responderam.

Odacy Amorim possui 3% dos eleitores que votariam com certeza nele, 7% que poderiam votar, 66% que não votariam de forma alguma, 6% que não o conhecem o suficiente e 18% que não souberam ou não responderam.

No caso de Dr. Marcos, 1% dos eleitores disseram que votariam com certeza, 2% poderiam votar, enquanto 73% não votariam de jeito nenhum. Outros 14% afirmaram que não o conhecem o suficiente, e 10% não souberam ou não responderam.

Maria Clara tem 3% dos eleitores que poderiam votar nela, 69% que não votariam de forma alguma, 19% que não a conhecem o suficiente e 9% que não souberam ou não responderam.

Simão Durando apresenta o potencial de voto: 51% afirmam que votariam com certeza no atual prefeito, 10% poderiam votar, 27% não votariam nele, 1% afirmaram não conhecê-lo o suficiente e 11% não souberam ou não responderam.

Avaliação da gestão

O governo de Simão Durando é aprovado por 61% dos eleitores de Petrolina, enquanto 23% o rejeitam. Outros 16% não souberam ou não responderam à questão.

Metodologia

A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 27 de setembro, com 600 eleitores de Petrolina. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PE-00011/2024. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

O levantamento foi divulgado por um pool de veículos de comunicação, incluindo blogs como Alberes Xavier, Edmar Lyra, Edenevaldo Alves, FalaPE e outros.