“Decisão autoritária do presidente Aero, ele não respeita o regimento, é um usurpador” dispara vereador Gilmar sobre composição das comissões

0



A composição das comissões na Câmara de Vereadores de Petrolina tem gerado muita polêmica na Casa Plínio Amorim. Para o vereador Gilmar Santos (PT) , a portaria publicada pelo presidente desrespeita o regimento. “Uma decisão extremamente autoritária do presidente Aero. A gente já chamou atenção em outra ocasião, ele se comporta nesse momento como um usurpador, ou seja, alguém que não respeita a democracia, que não respeita o regimento interno da casa e não respeita o papel dos líderes partidários”, afirmou Gilmar.

Santos reivindicou a reunião de líderes para a composição das comissões. “Se você pega todas as atas das últimas três eleições sempre teve reunião de líderes. Os líderes indicam os membros das comissões e ocorrendo ali empate nós teremos uma votação. Sabendo que na votação a situação perderia por quatro votos a três, o presidente Aero agiu desrespeitando o Regimento, não convocando a reunião, apresentando uma portaria que exigia simplesmente que a gente encaminhasse por ofício a indicação dos líderes, e agora toma essa decisão, ou seja, ele mesmo organiza, compõe ali a comissão, sem respeitar a proporcionalidade, sem respeitar principalmente o papel dos líderes”, pontuou.

O presidente Aero refutou as acusações do vereador Gilmar. “Como é que eu estou desrespeitando o regimento se eu tive a preocupação de no dia 4 de janeiro de 2023, recesso parlamentar das sessões, não é recesso parlamentar da Câmara, eu ter enviado, e no dia 11 de janeiro o vereador me manda dizendo que não iria mandar,  somente em fevereiro. Quem está atrasando sou eu ou ele?”, disse.

“Os projetos que entrarem na casa, se não houver as comissões formadas, eu posso abrir comissão especial para não prejudicar o andamento do executivo ou mesmo do legislativo. (…) O que é que o vereador tá querendo fazer? Tumultuar, e esse presidente aqui não cede a pressão e nem vai aceitar tumultuar interromper os trabalhos. Qualquer projeto que chega aqui eu como presidente da Câmara abro comissão especial e vou dar andamento nos projetos”, afirmou Aero.

Gilmar ressaltou a importância da população acompanhar as atividades do legislativo. “Eu quero chamar a atenção da população de Petrolina, essa casa aqui não é a casa do presidente Aero, é a casa do Povo de Petrolina. Os vereadores que foram eleitos aqui foram eleitos para representar o interesse da população. A medida que a população não acompanha o que está acontecendo aqui e deixa a coisa correr solta, nós vamos ter um verdadeiro atropelo”.