A Defesa Civil de Juazeiro promoveu, na última quarta-feira, uma reunião de alinhamento com os pipeiros que atuam na Operação Carro-Pipa, coordenada pelo Exército em parceria com o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) e a Prefeitura Municipal. O encontro teve como objetivo aprimorar a logística de distribuição de água potável para comunidades do interior do município que enfrentam a seca.
“Foi uma reunião excepcional”, afirmou o coordenador da Defesa Civil de Juazeiro, Ítalo Ferreira. “Nós tivemos com os pipeiros, que são a ponta da lança, estão lá dia após dia realmente levando água às comunidades do interior de todo o Juazeiro. A operação Carro-Pipa é uma operação do governo federal que abrange o semiárido brasileiro.”
Segundo Ítalo, a operação garante o fornecimento de água de qualidade para as famílias cadastradas. “Portanto, a gente leva água potável em qualidade. Nós fazemos sempre a análise dessa água duas vezes ao mês. Eu mesmo faço uma análise e a gente leva para o laboratório do SAAE para saber a qualidade da água que chega até as pessoas no interior.”
A atuação conjunta das instituições tem apresentado resultados positivos. “Essa reunião com o Exército, que faz a parte da operacionalização desse projeto, juntamente com o SAAE, que fornece a água, e com a Defesa Civil, que tem como uma de suas competências atuar em colaboração com o SAAE, Exército e Prefeitura Municipal, tem obtido bons números. Chegamos, neste mês de março, a 97% na operacionalização da Operação Carro-Pipa”, declarou.
Atualmente, a operação atende mais de 13 mil famílias no município. “Isso mesmo, Marcos. 13 mil famílias. Exatamente 13.310 famílias”, detalhou o coordenador. Ele acrescentou que há esforços para ampliar o atendimento. “O nosso intuito, inclusive com o prefeito André, é realmente aumentarmos o número de pessoas para serem cadastradas nessa operação. Estamos até mesmo incluindo novos cadastros, novas pessoas que têm cisternas e querem ser cadastradas.”
Ítalo orientou que os moradores interessados em participar da operação devem procurar a sede da Defesa Civil. “Você pode ir até a sede da Defesa Civil, que fica em frente ao Grande Hotel de Juazeiro, no prédio do SAAE. Procure a Defesa Civil e nós vamos estar lá fazendo seu cadastro para incluir você como um apontador, e você também poderá receber a sua carrada de água, se mora no interior e ainda não é cadastrado na Operação Carro-Pipa.”
Sobre os desafios enfrentados na distribuição, Ítalo reconheceu que ajustes iniciais são necessários. “Todo início precisa realmente de alguns alinhamentos, por isso houve a reunião. Mas nós temos trabalhado incansavelmente. O prefeito André Gonçalves também tem se empenhado muito para que tudo isso seja resolvido da melhor maneira possível. Temos tido um dos melhores resultados de toda a operação. Como eu acabei de falar, neste mês de março tivemos um sucesso de 97% de entrega, e nossa meta é chegarmos a 100%.”