As fortes chuvas que atingiram Petrolina no último final de semana provocaram alagamentos em diversos bairros da cidade, incluindo a Vila do N7, no Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho. As águas invadiram as casas, levando os moradores ao desespero.
O Secretário da Defesa Civil de Petrolina, Luiz Cláudio, visitou a comunidade e destacou os desafios para solucionar o problema: “Tivemos 152mm de chuvas, uma grande concentração. Construções em áreas irregulares e obstruções, principalmente no N7, agravaram a situação.”
Cláudio afirma que medidas emergenciais estão sendo tomadas: “Desde sábado, em reunião com o prefeito, estamos atuando em todas as áreas afetadas. A Defesa Civil esteve no local e observamos que a localização contribuiu muito para o alagamento. Já instalamos bombas e vamos adotar novas estratégias para evitar que isso aconteça de novo.”
O Departamento de Irrigação e Colonização de Petrolina (DINC) também se pronunciou sobre o caso. O DINC informou que a manutenção da malha de drenagem do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho é feita em 1/3 da sua totalidade, anualmente. O DINC também destacou que os locais mais afetados estão em áreas mais baixas e em área de expansão da vila original.
Além disso, pontuou que “ O problema ocorre devido ao alto volume de chuvas que se precipitaram no período dos últimos 3 dias e excederam à capacidade regular de fluxo do dreno. Lamentavelmente agrava-se pela ocupação de áreas sem a prévia avaliação da topografia local, com construções, em sua maioria irregulares e, muito próximas à malha de drenagem do Projeto.”
A população pode pedir ajuda e passar informações para Defesa Civil sobre as áreas mais afetadas através do número 153.