As chuvas que caíram em Petrolina nos últimos dias ligaram o alerta da Defesa Civil do município para a região da lagoa do bairro Dom Avelar, considerada área de risco para as famílias que moram nas proximidades. Com o monitoramento, foi identificada, nesta quarta-feira (15), a necessidade de intervenção pelo poder público na comunidade, como medida de prevenção, visto que a lagoa está cheia.
Representantes da Prefeitura de Petrolina foram ao local para identificar as necessidades e discutir as medidas que podem ser tomadas nos próximos dias. De imediato, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos cadastrou as famílias em situação de vulnerabilidade, que se encaixam no perfil para receber benefício eventual. Em caso de necessidade, as famílias poderão ser encaminhadas para abrigos temporários ou serem incluídas no programa de aluguel social.
Também foi avaliada a drenagem de parte da água da lagoa, para evitar que a água chegue a invadir as moradias e, assim, colocar em risco a comunidade. Também estiveram presentes representantes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos.