A Defesa Civil de Petrolina, informa que há possibilidade de chuva moderada e intensas até a próxima quinta-feira (1) no município. O órgão destaca que este mês de novembro foi o novembro mais chuvoso já registrado nos últimos 30 anos na cidade. Por conta disso, as equipes seguem de prontidão 24h, realizando o monitoramento especial nas áreas de riscos, juntamente com as demais equipes da gestão municipal e ressalta que mantém atenção a instabilidade climática, acompanhando as informações que são repassadas pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC-PE).
É importante que a população redobre a atenção e previna-se procurando um local seguro durante a chuva e não se abrigue debaixo de árvores. Evite transitar em áreas alagadas. Para locais com risco de alagamentos e/ou inundações, a orientação é que proteja seus documentos e medicamentos com sacos plásticos, coloque alimentos e produtos de limpeza fora do alcance da água, eleve o nível dos móveis das casas e desligue a rede geral de energia e registro de água.
A Defesa Civil orienta ainda que em qualquer situação de anormalidade por conta da chuva, a população deve comunicar imediatamente o órgão para solicitação de apoio, orientações e informações, ligando para o número de telefone e WhatsApp (87) 98142-6014 ou ligando para a Ouvidoria Geral, no número 156.
Serviço de Alerta – 40199
O serviço de alerta por SMS 40199 possibilita que a população receba, de maneira antecipada, as informações sobre indicativo de chuvas e outros fenômenos que demandem maior atenção. Para realizar o cadastro é preciso enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo da mensagem o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.
(Ascom PMP)