Pessoas com deficiência ou doenças crônicas que comprometam a mobilidade, podem ter descontos nos impostos na compra de um carro novo. Esse direito é garantido pela Lei 8.989, de 24 de fevereiro de 1995 e é válido até dezembro de 2021. Com a soma dessas dispensas de encargos, o desconto pode chegar a até 30% do valor do veículo escolhido. Mas quem mora em Petrolina-PE sabe que esse processo para conseguir o benefício não é fácil.
O laudo médico, que comprova a deficiência, é emitido por profissionais credenciados pelo Detran. No entanto, algumas pessoas que estão tentando agendamento de perícia, reclamam do atendimento na Ciretran do município. Segundo o ouvinte do Nossa Voz, Vital de Souza, está complicado agendar pelo site. “A gente fica tentando, tentando. A junta médica vem e vai embora, e fica todo mundo sem fazer o exame, sem pegar o laudo”, dasabafou.
De acordo com a denúncia do ouvinte, as pessoas tentam agendar pelo site, mas não conseguem.”O deficiente tem direito de comprar o carro com desconto e ele é barrado pelo Detran”, reclamou Vital. O Nossa Voz deixa espaço aberto para o posiconamento da Ciretran de Petrolina.