As 24 canções que irão concorrer durante a 24° edição do Festival Edésio Santos foram selecionadas no último sábado (14) e nove canções são de compositores de Juazeiro. O FESC é uma realização da Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes e será realizado de 10 a 12 de dezembro, sendo transmitido para o público através de plataforma virtual.
O Festival Edésio Santos de 2020 teve 85 músicas inscritas. O gestor da SECULTE, Alan Cleber Vieira, disse que ficou feliz com a qualidade musical. “Tivemos poucas inscrições, mas atribuímos isso ao momento de pandemia que o país está vivendo. Gostei muito da diversidade, da criatividade e qualidade musical das canções. Colocamos pessoas da comunidade civil na triagem, professores de Literatura, Língua Portuguesa, professor com Licenciatura e Doutorado em Música e o resultado foi uma escolha com responsabilidade e credibilidade. Eles tiveram muita dificuldade, mas também muita precisão”, avalia Alan Cléber.
Os critérios utilizados para avaliação foram: letra, harmonia, arranjo, melodia e ritmo.
De acordo com o professor de Música do IF Sertão, Renato Augusto Lima, todas as composições eram de alto nível. “Elas expressam um sentimento verdadeiro dos artistas, cada um com sua linguagem e estilo. Já assisti e participei como compositor também e acredito que o festival é um grande incentivo para os compositores e artistas de todo Brasil. Àqueles que não foram selecionados, eu digo que não desistam, pois o fato da música não ter passado não quer dizer que a música não tenha qualidade, é importante manter o foco e continuar fazendo o que acredita”, afirma.
Quem também participou da triagem foi a professora e escritora Martha Verônica Cavalcante. “Já assisti a várias edições do FESC e acho um evento de grande relevância para a região. Uma iniciativa que deve manter o nível de organização e que deve permanecer, para oportunizar os artistas, especialmente os de Juazeiro, que o sedia. Quem não foi selecionado deve aprimorar seus conhecimentos de música, observar o nível e o estilo do Festival. Agradeço ao convite para participar da triagem, foi uma experiência muito interessante. Também me coloco à disposição para contribuir com o que for preciso para a cultura da nossa região”, disse.
Confira as canções semifinalistas:
Nome da Música e Autor(es)
- Canto em Pranto – Joyce Guirra
- Eu mais menos eu – Fatel
- O Tempo do Amor – Eugênio Cavalcante da Cruz Araújo
- Dominguinhos já chegou – Júnior Vieira e Noel Tavares
- Defendendo a tradição – Carlos de Melo
- Flor de Lótus – Dayanne Silva Ferreira de Menezes
- Coisa de Preto – Marcelo Cantalino Amaral
- Onde tudo começa – Keréto
- Amores Sós – Jonathas Gonçalves Cardoso
- Se por acaso ela tiver – Letra e Melodia: Ionally Maria da Silva – Nome artístico: Nally Maria -Coautor – Melodia: Ivan Greg.
- We Will Survive – Allan Carlos Mendes de Oliveira
- Se Urú Obaí (Da minha boca sai fogo) – Geandisson Ramos Andrade
- Mundo afora – Nelson Luiz Leal Gusmão
- Dilema Noel – Ferrari Normanha
- Rara Luz – Daniel Gomes Dos Santos
- Cainã – Miraniel Aguiar .S. Gomes
- Espelho – Jaidete Varjão
- Arame Farpado – Gutemberg Vieira / Sérgio Silva
- Travessia – Janderson Pereira da Silva (Nome artístico: KILLAUEA)
- Lugar – Mirielle Cajuhyicota
- Um Tico – Carlos Vanderlei Pinto
- Maricota- Bruno Kohl
- Sol. Lua. Estrela – Pedro Cadidé / Alex Kallidis
- Desaguar a dor – Paulo Soares
- Voe! – Elder Ferrari e Victor Aureli