O ‘Dengue Zap’ já é uma ferramenta conhecida pela população de Juazeiro que auxilia de forma eficaz na identificação e combate aos focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), informa que o número mudou para (74) 99945 – 5371.
O supervisor do Núcleo de Endemias, Diego Alves, ressaltou que é fundamental que as pessoas informem dados importantes como o endereço completo com nome da rua, bairro e número do imóvel. “Nossas equipes irão ao local informado em até 24h, porém é fundamental que a população, no momento do registro, informe o endereço completo, com ponto de referência e um número para contato. Já aconteceu de agentes de Endemias serem designados para verificar os casos e não localizarem por falta de alguns dados básicos”, destacou.
O ‘Dengue Zap’ está disponível para receber mensagens de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O número é exclusivo para mensagens via Whatsapp.
Cuidados para prevenção da proliferação do mosquito
De acordo com o supervisor geral do Núcleo de Endemias, Diego Alves, estamos vivendo o período ideal para a reprodução do mosquito. “Em 2024, já identificamos mais de 50 pontos de reprodução e notificamos 16 casos suspeitos de dengue. É fundamental que a população fique atenta aos cuidados em relação ao acúmulo e condicionamento de água. Devemos esvaziar garrafas e mantê-las com a boca virada para baixo, limpar calhas, colocar areia nos pratos de vasinhos das plantas, tampar tonéis, lixeiras e caixas-d’água e colocar objetos, como pneus e lonas, abrigados da chuva”, disse.
Caso a pessoa apresente sintomas como febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, no corpo e nas articulações, deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima.
—
Ascom Sesau PMJ