Na manhã de hoje (29) uma ouvinte do programa Nossa Voz entrou em contato com a produção do programa para falar sobre a falta de ambulância SAMU, e o mau atendimento da unidade no Assentamento Terra da Liberdade, zona rural, localizado às margens da rodovia BR 407, em Petrolina.
Ana Paula disse que irmão Edson Cavalcante Braga, de 18 anos, precisou da unidade neste domingo (28). De acordo com Ana Paula, ele passou por uma cirurgia na barriga há quase um mês e os pontos abriram devido a uma forte tosse que o acometeu.
Ela contou que ligou várias vezes para o SAMU. “Eu, minha mãe e amigos ligamos desde oito da noite e a única resposta que tivemos foi que no momento não tinha ambulâncias disponíveis para mandar pois estavam todas ocupadas, achei um absurdo. No atendimento ainda fui informada para levar meu irmão em um carro particular”, disse Ana Paula.
Segundo Ana não tinha como levar o irmão com a barriga aberta podendo ser vistas partes viscerais do corpo, mas que no calor disse ao atendente que levaria o irmão nessas condições. “Fique mais nervosa ainda com o atendimento ruim, a atendente veio com ignorância e disse, acabamos de receber uma ligação com esse caso, foi você quem ligou a pouco? – sim, mas ainda não chegou ninguém e meu irmão está piorando, ela perguntou o que o médico disse, eu respondi, ai a atendente disse pois pronto é isso, tem que esperar”, contou .
Ana Paula ainda disse. “Tenho os horários registrados aqui, depois de 40 minutos os médicos da Samu vieram depois de muito pelejar foram bem atenciosos e cuidadosos, mais isso é um descaso com a população, esses dias passou uma reportagem na televisão das ambulâncias que chegaram para Petrolina e como é que que pode isso, quando a gente precisa não somos atendidos? A pessoa já esta nervosa e as pessoas ainda não ajudam? Pontuou.
A produção do Nossa Voz entrou em contato com a Secretaria de Saúde do município para saber sobre essa situação e o porque da demora no atendimento.
Veja nota na íntegra: A secretaria pontuou que em relação à solicitação da ambulância do Samu para o Assentamento Terra da Liberdade, zona rural do município, a Secretaria de Saúde informa que, no momento em que a família entrou em contato com a central, todas as ambulâncias estavam em ocorrência, apesar disso, foi prestado todo o auxilio médico, sendo identificado que o paciente não corria risco eminente de morte. Após alguns minutos, a família ligou mais duas vezes, a terceira, coincidiu com uma ambulância que estava retornando de um atendimento, a equipe limpou o veiculo e encaminhou imediatamente para o local.
(Por: Iara Bispo/ Nossa Voz)