Denúncias de abandono contra pessoas idosas crescem em Pernambuco13

0
(Foto: Ray Evllyn/ SJDH)
(Foto: Ray Evllyn/ SJDH)
(Foto: Ray Evllyn/ SJDH)

O Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (CIAPPI), programa vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), o qual realizou todas as intervenções necessárias para que uma idosa fosse encaminhada para uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), muitas pessoas idosas ainda vivem em situação de abandono. De acordo com o Centro, de março a outubro deste ano, foram registradas 59 denúncias, 38 a mais do que o mesmo período de 2019 (21), um aumento de 180,95% desta violação.

“Não é possível que fechemos os olhos para situações como estas. Todos podem e devem denunciar qualquer tipo de violação contra esse público para que as providências sejam tomadas e os culpados punidos”, frisa o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

Mesmo diante do estado de pandemia, o CIAPPI tem dado continuidade aos seus atendimentos e orientações. Além disso, o programa também realiza o monitoramento periódico de ILPIs. em conjunto com rede (estadual e municipal) de atenção às pessoas idosas.

Como denunciar?

As denúncias podem ser feitas de forma anônima, com todo o sigilo resguardado. Para realizar a denúncia, basta entrar em contato com o Centro pelo telefone (81) 3182-7649 ou pelo e-mail ciappi2016@gmail.com, no horário das 9h às 16h.

Ranking das violações que aumentaram de março a outubro de 2020

1.       Abandono

2.       Violência Verbal

3.       Violência Patrimonial

4.       Ameaça

5.       Perturbação do Sossego

6.       Cárcere Privado

7.       Autonegligência