Nesta quinta-feira (25) a Câmara de Vereadores de Petrolina-PE realizou uma sessão solene para a entrega inédita do ‘Diploma e Medalha de Mérito Cidadania e Direitos Humanos Vereadora Maria Maga’. Cada vereador escolheu uma pessoa para receber a comenda nesta primeira edição.
Osinaldo Souza, autor da proposta, falou sobre a importância de reconhecer o legado de Maria Maga.”Eu nunca esqueci quantas vezes ela socorria as pessoas menos favorecidas ou que passavam necessidade financeira. (…) Ela chegou a criar mais de 60 filhos, oito da barriga dela e os demais que chegavam sempre a procura da vereadora”, declarou.
A filha de Maria Maga, Rizoneide Maria, que estava entre os homenageados, falou ao Nossa Voz sobre a honraria. “Era uma coisa pra trazer felicidade, mas infelizmente a gente fica triste pela perda dessa grande guerreira Maria Maga dentro de Petrolina. Não só como minha mãe, mas como a mãe dos pobres, que morreu de uma forma brutal”.
Maria Maga foi assassinada no dia 26 de abril de 2006. A vereadora foi morta a tiros na porta de sua casa, no bairro José e Maria e até hoje a suposta mandante do crime, segundo a família, continua a solta. “A gente fica triste com a Justiça de Petrolina. Nós clamamos por justiça, não queremos vingança. E até hoje, infelizmente, a justiça não nos dá resposta nenhuma a respeito da mandante do crime. Ela está aí solta, tá livre. Eles têm endereço, CPF da mandante e porque não mandar prendê-la?”, questionou.
Confira a lista dos homenageados da primeira edição da comenda:
Zorildes Farias Rolim
Ana Cecília Brandão Pereira
Antônio Carlos Diniz da Silva
Aldemira Marta Evangelista Pereira
José Kenaidy Ferreira Amorim
Edvanilson José de Amorim
Simone Araújo Souza
Rizoneide Maria da Silva
Kátia Maria de Carvalho Parente
Luciana dos Santos Souza
Dr. Marco Franco Bacelar
Edivania do Nascimento Santos
José Vieira de Lima
Vanda de Souza Ferreira
Luzia Nogueira dos Santos
Valdeck Souza de Oliveira
Rosane Moreira Cavalcanti
Vanildo de Aquino Freitas