O novo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) é o engenheiro e economista, Gustavo Henrique Moreira Montezano, de 38 anos. Ele substitui Joaquim Levy, que pediu demissão no domingo (16). Em entrevista exclusiva ao Nossa Voz, o senador e líder do governo federal, Fernando Bezerra Coelho comentou a mudança.
“Sempre que sai uma pessoa da equipe é algo que temos que fazer uma avaliação para evitar desencontros e ruídos. Mas no caso específico, eu acho que já havia problemas desde a nomeação do Levy para presidente do BNDES. Foi uma escolha do ministro Paulo Guedes, já havia uma certa resistência por parte do presidente”, avaliou o senador pernambucano.
para Fernando Bezerra, o momento é de ajuste e é importante que o novo presidente esteja alinhado com o ministro e com o presidente. “Agora é torcer para que o substituto possa ser uma pessoa mais alinhada, mas afinada com o ministro e com as orientações do presidente, para que a gente possa ter no BNDES um instrumento para promoção do desenvolvimento do Brasil, sobretudo, na liberação de recursos de financiado de longo prazo para ampliar os investimentos na indústria brasileira”, finalizou.
Saída de Levy
Joaquim Levy tomou posse em janeiro como presidente do BNDES. Ainda no ano passado, quando Levy foi escolhido para o cargo, Bolsonaro disse que quem havia “bancado” a indicação dele era Paulo Guedes, atual ministro da Economia.
Levy foi ministro da Fazenda no segundo mandato de Dilma Rousseff e deixou o cargo após 11 meses.