Desfile cívico marca os 130 anos de Petrolina com homenagem a Geraldo Azevedo

0


A Avenida Guararapes, no Centro de Petrolina, foi palco neste domingo (21) do desfile em comemoração aos 130 anos do município. O evento reuniu escolas, instituições e grupos culturais, que apresentaram coreografias, figurinos e alegorias com referências à história e aos valores da cidade.


Com o tema “Eu, você, o mundo: pro que der e vier”, a celebração destacou reflexões sobre cidadania, convivência social e preservação ambiental. O desfile também prestou homenagem ao cantor e compositor petrolinense Geraldo Azevedo, um dos nomes mais importantes da música popular brasileira.


O prefeito Simão Durando afirmou que a programação encerra um mês de atividades em comemoração ao aniversário da cidade.


“Foram 30 dias intensos de muita comemoração, de muito trabalho e confraternização. Petrolina chega aos 130 anos com o desafio de manter o ritmo de crescimento e de olhar para o futuro. No dia 25 de setembro vamos lançar o maior pacote de investimentos já visto na cidade, com R$ 800 milhões para mobilidade, saúde, educação, esporte e lazer. Entre as ações, vamos construir uma maternidade, ampliar postos de saúde e pavimentar mais 300 ruas”, disse.


O prefeito também ressaltou a ligação pessoal com o município.
“Sou filho de Petrolina, nasci aqui. Tenho compromisso de continuar trabalhando com seriedade para levar a cidade a voos cada vez mais altos”, afirmou.


A população prestigiou o desfile.
“Tudo muito bonito e organizado, é um momento especial. Fiz questão de trazer meus filhos para assistir. Petrolina está de parabéns pelos 130 anos e o prefeito também, pela organização”, disse a comerciante Júlia Martins.


A secretária de Educação, Rosane Costa, destacou a proposta pedagógica do evento.
“Esse desfile educa, questiona e mostra nossos valores. É necessário porque aproxima a população das novas propostas e traz reflexões sobre cidadania e sustentabilidade”, afirmou.


O secretário de Serviços Públicos e Defesa Civil, Alisson Oliveira, ressaltou a preparação da cidade.
“Desde o início da semana trabalhamos para deixar a cidade pronta, com limpeza e iluminação. Ontem tivemos shows na orla e hoje encerramos com o desfile, que é o ponto alto da programação”, disse.


O secretário executivo de Cultura, Cássio Lucena, também avaliou a participação popular.
“A gente sente uma Petrolina de olhos atentos, marejados e felizes. O desfile mostra nossos valores e tem esse abraço da população à ideia proposta”, declarou.