Em entrevista ao Nossa Voz Eleições 2020 de hoje (02), o prefeito de Petrolina e candidato a reeleição, Miguel Coelho ressaltou as ações feitas em seus quase quatro anos de governo e a sua disposição em dar continuidade no trabalho que considera bem sucedido. Ao assumir em janeiro de 2017, o gestor alega ter recebido uma Prefeitura endividada e destacou a sua habilidade em fechar o mandato com dinheiro em caixa.
Entre as ações do seu governo, Miguel fez questão de citar o saneamento do bairro Dom Avelar, a duplicação da Avenida Sete de Setembro e os viadutos que lá estão sendo implantados. Além disso, houve as duplicações da Estrada da Banana e da Avenida Clementino Coelho, melhorando a mobilidade urbana, assim como as rotatórias, que atualmente exercem o mesmo papel. Ainda sobre esse tema, o candidato à reeleição fez questão de citar a melhoria no transporte público com a chegada de uma nova empresa. Na educação, Miguel Coelho reforçou as premiações recebidas pela rede pública municipal e a implantação das cinco escolas de tempo integral.
Na saúde, o candidato a reeleição comemorou a construção das 19 Unidades Básicas de Saúde e a Casa de Parto. Na área social, ele relembrou os títulos de posse fornecidos através do programa de regularização fundiária.
Planos para o futuro
Ao ser questionado para as novas prioridades, Miguel Coelho falou sobre fortalecer as ações até então empreendidas e ampliar tudo que deu certo. “Por exemplo: Já está muito claro que a nossa política na educação deu certo. Tanto que somos o melhor Ideb de Pernambuco, o maior IDEP e agora saiu a nota do SAEPE, do programa de alfabetização na idade certa que de novo, das grandes cidades, qual é a que está lá com destaque? A nossa Petrolina. Então, a gente precisa ampliar ainda mais a nossa rede. Por isso estamos entregando até o final do ano três novas creches, tem outras seis sendo licitadas, outras seis escolas também sendo licitadas, todas para ficarem prontas no próximo ano. Vamos ampliar ainda mais o programa das escolas em tempo integral. Nesse primeiro mandato entregamos cinco novas escolas, a nossa meta é entregar mais 10 até 2024, fim do próximo mandato”, apontou reforçando ainda o número de professores concursados e as ações na área de educação inclusiva.
Saúde
Além das novas UBS, Miguel revelou o planejamento para construção de mais quatro policlínicas, a construção de um centro de diagnóstico e laboratório, livrando a saúde da dependência da iniciativa privada. Entretanto, a parceria com os hospitais particulares será mantida e ampliada, evitando assim a redução no deslocamento da população para Tratamento Fora de Domicílio (TFD).
O prefeito ainda detalhou a proposta de construção de um Centro de referência da Criança, desafogando o Hospital Dom Malan dos atendimentos mais simples para focar apenas na alta complexidade.
Compesa
O gestor renovou a disposição em retirar a Compesa de Petrolina e desconstruiu o discurso feito pela secretária de infraestrutura e recursos hídricos de Pernambuco, Fernandha Batista. Segundo a gestora, licitação de uma nova empresa para operar os serviços de água e esgoto na cidade dificilmente prosperariam. “Essa conversa é balela. Sobre a situação de Dormentes, Afrânio e Lagoa Grande é muito simples, é só a Compesa pagar pela captação da água feita aqui”, afirmou referindo-se ao fato das redes dessas cidades serem interligadas a de Petrolina.