Determinação de suspensão das feiras livres preocupa feirantes, mas Miguel garante buscar alternativa sustentável para categoria

0
Foto: Divulgação

Além de apertar as medidas municipais de contenção ao coronavírus, oficializando um pedido à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para encerrar os embarques e desembarques de passageiros no Aeroporto Nilo Coelho, o prefeito Miguel Coelho também está articulando o fechamento da Rodoviária, ou, pelo menos, a diminuição da rota. De acordo com ele, o pedido foi feito em reunião com o governador do Estado, mas está aguardando retorno.

O prefeito, ressalta ainda, que há uma preocupação em relação a demanda nos hospitais. Em Petrolina, segundo ele, a determinação do Estado é que os testes só sejam realizados quando houverem casos hospitalizados. “Como o estado mudou o modo de teste, a prefeitura vai adquirir testes rápidos, não são comprobatórios, mas sinalizam, se tem, ou não. Se não testar positivo, a gente já descarta, e se houver uma suspeita a gente faz outro teste para comprovar, mas, pelo menos, serve pra gente monitorar”.

Sobre a preocupação dos feirantes com a determinação da suspensão das feiras livres, o gestor reforça, que sua equipe está empenhada em buscar uma alternativa sustentável para essa categoria. Ele ainda pede a colaboração dos trabalhadores. “Essa pandemia vai deixar sequelas em todo mundo. A gente teve uma reunião com Simão Durando, com o responsável pelas feiras, com a vigilância sanitária, estamos discutindo uma forma que o pequeno produtor não tenha um prejuízo tão grande, que consiga ter o mínimo de escoamento. Como não tem mais gente circulando, precisamos ver um mecanismo, até para não gerar uma dependência da prefeitura de compra. A gente quer algo sustentável, que seja bom, mas que não seja perene mas para esse momento, mas que em breve publicaremos”, garantiu.