A Secretaria de Saúde tinha expectativa de imunizar aproximadamente cinco mil pessoas. (Foto: Divulgação)
O último sábado (05) foi marcado no município de Petrolina pela realização do dia D de vacinação contra a COVID-19 no público de 12 anos e mais. Foram abertas 24 Unidades Básicas de Saúde, na sede e também na zona rural com o objetivo de suprir as demandas e imunizar mais de cinco mil pessoas, no entanto duas mil doses foram aplicadas entre primeira, segunda e dose de reforço na cidade.
Garantir a imunização foi o que fez Francisco Pereira Lima ir até ao posto de saúde do bairro Nova Petrolina. “Eu estava ansioso para tomar a dose de reforço da vacina, mas durante a semana eu trabalho e estava um pouco inviável. Com a abertura do postinho no sábado eu não perdi tempo, cheguei logo cedo, e sem muita demora fui vacinado. O recado que eu deixo para as pessoas que ainda não tomaram a vacina é que tomem, não faz mal, pelo contrário é o meio de ficarmos protegidos”, explicou o agricultor.
As Unidades Básicas estiveram abertas durante toda a manhã para atender aos públicos, e de acordo com a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, o município tem avançado no processo de imunização. “Sabemos a importância da vacina e o quanto é necessária. Nossa cobertura está em mais de 95% da população com esquema completo, e isso é reflexo do trabalho incansável que o município vem realizando para vacinar os petrolinenes”, destacou a secretária.
A vacina contra a COVID-19 está sendo ofertada em todas as Unidades Básicas de Saúde, na sede e a zona rural. Para melhor atender a população, a Secretaria de Saúde montou um esquema de imunização específico para as unidades. Os turnos e dias seguem em anexo.