Dia da Consciência Negra será feriado em Petrolina, mas comércio funcionará normalmente

0

O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, será feriado em todo o Brasil pela primeira vez na história, após decreto presidencial promulgado no fim de 2023. Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, a data também é reconhecida como feriado, conforme o decreto municipal Nº 004/2024, publicado no dia 23 de janeiro, que estabeleceu o calendário de feriados e pontos facultativos para os órgãos da Administração Municipal.

No entanto, o comércio de Petrolina funcionará normalmente nesse dia. A decisão não tem relação com a Prefeitura, sendo fruto de um acordo entre representantes do setor comercial e entidades locais. A medida visa atender às necessidades do comércio sem comprometer as atividades econômicas, apesar do reconhecimento do feriado.

O Sindilojas esclareceu que, o feriado da Consciência Negra, assim como a Data Magna de Pernambuco (6 de março), será transferido para coincidir com as celebrações do Carnaval em 2025, nos dias 3 e 4 de março. A transferência das datas, no entanto, não altera a obrigatoriedade de reconhecimento da data original.

O Dia da Consciência Negra foi instituído nacionalmente pela Lei Nº 12.519 de 10 de novembro de 2011 e presta homenagem a Zumbi dos Palmares, líder quilombola e símbolo da resistência negra contra a escravidão. A data também promove reflexões sobre a luta contra o racismo e a desigualdade racial no Brasil.