O sétimo princípio do cooperativismo, que é a preocupação com a comunidade e o bem estar social, foi evidenciado em Petrolina – PE, no último sábado (02), com a doação de 12 ar-condicionados para o Dom Tomás (HDT), hospital de referência no tratamento de câncer no Vale do São Francisco. A ação, promovida por cooperativas regionais dos segmentos de saúde, agrícola e de crédito, marcou as comemorações do Dia Internacional do Cooperativismo.
De acordo com o diretor executivo do Sicredi Vale do São Francisco, Albérico Pena, a doação, que totaliza R$ 30 mil, será destinada aos leitos que farão parte da nova área de expansão do hospital. “Fortalecer o trabalho desta entidade que auxilia a população em vulnerabilidade social faz parte dos princípios cooperativistas e do propósito que norteia o Sicredi Vale do São Francisco”, ressaltou.
O presidente da Unimed Vale do São Francisco, Francisco Otaviano, também destacou a importância do Dom Tomás, enfatizando a necessidade da participação e apoio de toda a comunidade para o bom andamento dos trabalhos no hospital. “Acompanhamos de perto os esforços realizados pela equipe de saúde do HDT para oferecer assistência humanizada e integral aos pacientes com câncer e seus familiares. E, a cada dia, vibramos com as conquistas a exemplo da realização crescente de procedimentos em oncologia”, concluiu.
Alem do Sicredi e da Unimed Vale do São Francisco, participaram também da doação, as cooperativas Coopexvale, Copexfruit, Cerpel, Valexfruit, Coana e Sicredi Pernambucred. Segundo o diretor técnico-médico do hospital, Alan Ribeiro, a contribuição e o apoio das cooperativas é um estímulo para que a instituição continue atendendo mensalmente, a 1.500 pacientes em tratamento contra o câncer de 60 municípios do entorno de Petrolina, incluindo o norte da Bahia. São, ao todo, dois milhões de pessoas beneficiadas pela unidade, que é o principal hospital oncológico do Vale do São Francisco.
Celebrado sempre no primeiro sábado do mês de julho, a comemoração pelo Dia Internacional do Cooperativismo, em Petrolina, contou ainda com dinâmicas de grupo e oficinas sobre cooperativismo e solidariedade realizadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Pernambuco (Sescoop/PE). A entidade, que integra o Sistema S, é parceira das cooperativas no âmbito de iniciativas nas áreas de promoção social, formação profissional e monitoramento. O município, que fica no Sertão do São Francisco, representou, pela primeira vez, o estado de Pernambuco na campanha nacional Dia de Cooperar (Dia C). Considerado o maior movimento de voluntariado cooperativista do Brasil, o Dia C beneficiou mais de 5 milhões de pessoas, somente em 2021. Só em Pernambuco foram mais de 15 mil beneficiários com 20 ações realizadas pelas cooperativas pernambucanas.