Dia dos Pais 2025 deve ser o melhor dos últimos 11 anos, aponta CNC; em Petrolina, lojistas estão otimistas

0

Comemorado no segundo domingo de Agosto – este ano, no dia 10 – o Dia dos Pais abre o calendário de datas especiais do segundo semestre. Com forte apelo emocional, representa uma oportunidade e tanto para o fortalecimento de marcas, conexão maior com clientes e o incremento de vendas no varejo brasileiro. E de acordo com levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), 2025 terá o melhor Dia dos Pais dos últimos 11 anos, com previsão de movimentação na casa dos R$7,84 bilhões em vendas. Com relação ao ano passado, deve apresentar um crescimento de 3,2%. O comércio varejista de Petrolina não fica de fora do contexto e também deve ter um crescimento significativo nas vendas alusivas à data.

O supervisor da loja Aky Modas(situada na Souza Junior ) , João Gonçalves Junior; acredita que haverá um incremento de vendas na casa dos 10%. “Clientes aqui encontram roupas, calçados e acessórios que partem de valores singelos de R$29,90 e daí podem optar por criar combos especiais, com facilidade de pagamentos nos cartões de crédito em até 10x iguais, ou descontos especiais à vista”, destaca. Ele acrescenta ainda que “mesmo com as adversidades e concorrência de compras eletrônicas, a vivência do consumidor com o universo do vestuário, da moda e da variedade real do que escolher, faz do comércio físico ainda uma ótima oportunidade pra datas como essa, de Dia dos Pais”.

A empresária Virlania Nobre , da Casas Nobre Festividades, também está otimista com a data. “Sempre trabalhamos com planejamento e isso possibilita que possamos traçar as estratégias corretas e alavancar as vendas. Para essa data nós trabalhamos com chaveiros, canecas, ferramentas , garrafas térmicas personalizadas. Nossa expectativa de incremento nas vendas fica entre 5 e 10% a mais que o ano passado”.

De acordo com o levantamento da CNC , o setor de vestuário lidera a intenção de compras, seguido por perfumes e cosméticos ; utilidades domésticas e eletroeletrônicos. Juntos, esses segmentos ficarão responsáveis por 77% das vendas alusivas ao Dia dos Pais.

Para Joaquim de Castro, presidente do Sindiojas Petrolina, o varejo local costuma responder de maneira positiva às datas comemorativas. “A data desperta o lado afetivo e geralmente o consumidor não quer deixar de presentear seu pai. E o comércio de Petrolina, que é forte em todas as regiões, disponibiliza opções para todos os bolsos , todos os gostos; seja na versão física ou virtual. Sem contar nas promoções , nas ações de marketing, brindes: um conjunto de fatores que sem dúvida , contribuem para o alavancar das vendas”.

DICAS DE VENDAS
Para otimizar as vendas do Dia dos Pais , o empreendedor pode fazer uso de algumas estratégias, tais como: oferecer uma variedade de produtos e serviços; verificar o estoque, realizar promoções, criar combos e presentes personalizados ; brindes; investir em uma decoração alusiva à data , com um ambiente organizado e agradável ; oferecer descontos exclusivos ; utilizar vários canais de divulgação.

Fonte: Assessoria