A Diocese de Juazeiro, na Bahia, anunciou a criação de uma comissão dedicada à proteção de menores e pessoas em situação de vulnerabilidade. Instituída em resposta a um decreto emitido em 15 de dezembro de 2022, a iniciativa visa assegurar maior transparência e segurança no tratamento de casos de abuso e oferecer suporte psicológico e pastoral às vítimas.
A equipe da comissão é composta por profissionais especializados, incluindo um sacerdote com formação em direito canônico, duas psicólogas (uma religiosa e outra leiga) e um casal de pastoral, que atuará na acolhida e apuração das denúncias. Além disso, o grupo manterá comunicação direta com o bispo diocesano, comprometendo-se com a transparência e a privacidade das partes envolvidas em cada caso.
A comissão está pronta para receber relatos de forma confidencial. As denúncias podem ser enviadas pelo e-mail diocese@diocesedejuazeiro.org.br ou pelo telefone (74) 3611-2244. Isailda Lucas da Silva, secretária do bispado e consagrada focolarina, é a responsável pelo atendimento e direcionamento das denúncias.
O protocolo, que foi atualizado conforme as diretrizes da Carta Apostólica Vos Estis Lux Mundi (de março de 2023), estabelece um conjunto de medidas rigorosas para a prevenção de abusos e orienta sobre condutas a serem adotadas em casos de denúncia, em linha com as determinações do Papa Francisco para o enfrentamento desse problema na Igreja.