Diocese de Petrolina anuncia reintegração do Padre Carlos Antônio Barbosa de Araújo após investigação

0

A Diocese de Petrolina, sob a liderança de Dom Francisco Canindé Palhano, anunciou neste domingo a reintegração do Padre Carlos Antônio Barbosa de Araújo ao exercício de suas funções eclesiásticas. A decisão segue após uma investigação preliminar que não encontrou evidências de delitos cometidos pelo clérigo.

“Conforme a normativa canônica, foi realizada uma investigação prévia em desfavor do Rev. Pe. Carlos Antônio Barbosa de Araújo. As acusações, que envolviam supostas imagens e graves alegações contra sua honra e ministério, não se sustentaram após o inquérito. Assim, a Diocese de Petrolina cancela o decreto de afastamento do sacerdote e o reintegra ao exercício de suas funções canônicas e ministeriais nesta igreja particular”, informa a nota da Diocese.

O documento também ressalta a restauração de todos os direitos e deveres do sacerdote, conforme o sacramento da ordem, e a necessidade de comunicar essa decisão ao público e à mídia, como forma de reparar os danos causados à reputação do padre.

A Diocese pede ainda orações pelo padre Carlos Antônio, para que ele possa superar os traumas da situação e continuar sua missão sacerdotal com renovado ardor.

A Diocese de Petrolina havia solicitado o afastamento inicial do padre, ocorrido no dia 16 de novembro de 2023, decretado para permitir a investigação de eventuais delitos, em conformidade com o cânon 1395, §2°, do Código de Direito Canônico, e atendeu a um pedido do próprio sacerdote. Durante esse período, o padre ficou privado do “Uso de Ordem” e impedido de exercer qualquer função sacramental ou eclesiástica.

Paralelamente, a assessoria jurídica do Padre Carlos Júnior esclareceu que ele havia solicitado uma licença temporária para resolver assuntos pessoais. A defesa do sacerdote indicou que ele enfrentou um ataque patrimonial à sua empresa, Benedictus Arte Sacra, por um ex-funcionário, e que foram iniciados procedimentos criminais para lidar com o caso.

Confira a nota da Diocese:

A Diocese de Petrolina, representada pelo seu Bispo Diocesano, Dom Francisco Canindé Palhano, no exercício de seu ministério como pastor desta igreja particular, comunica a todo o povo de Deus que, conforme estabelece a normativa canônica, foi realizada uma investigação prévia instituída em desfavor do Rev. Pe. Carlos Antônio Barbosa de Araújo.

O objetivo era esclarecer a verdade diante de supostas imagens e graves acusações que manchavam sua pessoa, sua honra e seu ministério. A investigação não encontrou fundamento em eventuais delitos cometidos pelo clérigo. Portanto, a Diocese de Petrolina, após concluir todo o procedimento e ouvir o parecer dos oficiais designados para sua realização, e tendo comprovado a sua inocência, cancela o decreto de afastamento do ministério sagrado do Pe. Carlos Antônio Barbosa de Araújo Júnior, e o reintegra ao exercício de suas funções canônicas e ministeriais nesta igreja particular, com todos os direitos e deveres decorrentes do sacramento da ordem.

Outrossim, conforme determina o decreto de conclusão da investigação prévia, dá-se conhecimento desta decisão ao povo de Deus e em todos os meios de comunicação, incluindo virtuais, televisivos e radiofônicos, para reparar os danos causados à pessoa do reverendo sacerdote. Rogamos a Deus que abençoe o Padre Carlos Antônio Barbosa de Araújo, lhe dê forças para superar os traumas advindos desta dolorosa situação e que Ele possa realizar com renovado ardor a sua missão sacerdotal. Por fim, declaramos que o senhor bispo diocesano aprovou a presente nota e autorizou aos reverendos sacerdotes subscritos a sua publicação.

Petrolina, 14 de janeiro de 2024.