A Diocese de Petrolina divulgou a programação religiosa para as celebrações de Natal e Ano Novo. Em entrevista ao programa da Grande Rio FM, o padre Lucas detalhou as atividades previstas, incluindo missas e reflexões sobre o verdadeiro significado do período natalino.
A Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Anjos, onde o padre Lucas exerce seu trabalho pastoral, terá uma agenda especial nos dias 24 e 25 de dezembro. Na véspera do Natal ( 24), as missas acontecerão: 17h, na Igreja Matriz e já a tradicional Missa do Galo, celebrada às 20h na Catedral, será presidida pelo Bispo Diocesano Dom Antônio Carlos.
No dia 25 de dezembro, as missas seguirão os horários regulares de domingo. Confira:
- 7h30 na Igreja Matriz;
- 9h na Catedral;
- 10h30 na Catedral;
- 17h e 19h30 na Catedral;
- 19h30 na Capela de São José, pertencente à Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Anjos.
“Outras paróquias e comunidades também divulgarão seus horários nas redes sociais, para que todos possam se organizar e participar das celebrações”, explicou o padre Lucas.
O padre também reforçou a importância de lembrar o significado espiritual da data: “O verdadeiro sentido do Natal é fazer memória da maior demonstração de amor da humanidade: Deus que se fez homem para nos salvar. O nascimento de Jesus Cristo nos recorda esse amor divino e nos inspira a vivermos em união e fraternidade.”
Ele destacou a necessidade de resgatar valores familiares durante as comemorações. “O Natal é uma oportunidade de refletir sobre a unidade familiar. Mesmo quem não é católico pode aproveitar esse momento para fortalecer os laços com seus entes queridos e viver o verdadeiro espírito natalino”, afirmou.
Para as celebrações, o padre orientou os fiéis a terem cuidado com os mais vulneráveis: “Pedimos às pessoas que priorizem os assentos para idosos, pessoas com deficiência e mães com crianças pequenas. O respeito é essencial para vivenciarmos plenamente o espírito do Natal.”
Encerrando a entrevista, o padre Lucas desejou um Natal de paz e amor a todos: “Que as celebrações do nascimento de Cristo sejam momentos de reencontro com a fé e com os valores que fortalecem nossas famílias. Que possamos renovar nossas esperanças para o ano que se inicia.”
A programação para o Réveillon também está sendo organizada e será divulgada em breve pelas paróquias e redes sociais da Diocese de Petrolina.