Em entrevista concedida nesta terça-feira (27) ao programa Nossa Voz, o diretor de engenharia da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (Ammpla), Ítalo Campos, trouxe esclarecimentos sobre as intervenções viárias em andamento na Avenida 7 de Setembro e entorno, além de abordar temas como o funcionamento dos radares eletrônicos e a modernização da rede semafórica da cidade.
Segundo Ítalo, as obras na área do viaduto foram planejadas para solucionar um problema antigo de fluidez e segurança. “Infelizmente, quando se pensou naquela estrutura, foi feita uma rotatória embaixo que não suportava o fluxo e não oferecia segurança para pedestres e condutores”, explicou.
A intervenção será realizada em um trecho de aproximadamente 400 metros e inclui mudanças significativas na geometria da via. “Em frente ao Pátio de Eventos, será implantado um grande retorno. Os condutores que vêm pela via secundária e desejam acessar a Avenida Fernando Farias, por exemplo, deverão seguir à direita e utilizar o retorno para cruzar a Avenida 7 de Setembro”, detalhou. Uma rotatória também será implantada em frente à Redenção, com o objetivo de melhorar a mobilidade na região.
A obra será dividida em duas etapas: a primeira, nas imediações do Pátio de Eventos, será executada antes das festividades locais. A segunda etapa ocorrerá durante os eventos, em outro ponto da avenida, a fim de minimizar os transtornos à população. A previsão de conclusão é de 60 dias.
Ítalo destacou ainda a complexidade da obra, que esbarra em desafios como a presença de postes de alta tensão. “Não é uma intervenção simples. Precisamos garantir que a solução para um problema não crie outro”, pontuou.
Alterações no tráfego e fechamento de acessos
Campos também comentou sobre as mudanças previstas nos acessos à Avenida Honorato Viana. De acordo com o projeto do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o trecho nas imediações da loja Havan será fechado. “Quem quiser acessar a via terá que seguir à direita e fazer o retorno em uma das extremidades. É uma decisão do DNIT que visa melhorar a fluidez da BR-407, mas que impacta o trânsito local”, afirmou.
Semáforos e radares
Sobre os semáforos da cidade, o diretor informou que a Ammpla está retomando o contrato de manutenção e que há planos de modernização da rede. “Já renovamos o processo e vamos corrigir locais com deficiência e modernizar os equipamentos. Isso é uma prioridade”, disse.
Quanto aos radares eletrônicos, Ítalo esclareceu que, até o momento, nenhum dos recém-instalados está em funcionamento. “Existe todo um procedimento: instalação, solicitação do padrão à Celpe, aferição pelo Inmetro, e só depois a sinalização. Nenhum radar está funcionando ainda, e quando estiverem, faremos ampla divulgação”, garantiu.
Ele também reforçou que a legislação exige sinalização adequada para que as notificações sejam válidas. “Enquanto isso, a orientação é que os condutores respeitem os limites de velocidade da via. Fazendo isso, não haverá problema com multas.”
As ações fazem parte de um esforço conjunto da Ammpla e da Prefeitura de Petrolina para garantir maior segurança e mobilidade urbana à população, especialmente em um momento de crescimento acelerado do tráfego na cidade.