De volta à Petrolina, o presidente da Câmara de Petrolina, Aero Cruz, fez questão de reforçar o disciplinamento do tempo dos pronunciamentos dos vereadores. Ele estava numa agenda administrativa em Brasília, onde acompanhou o funcionamento administrativo da Câmara dos Deputados e do Senado. Ao abrir a sessão desta quinta-feira (02), Cruz confirmou sua confiança nos demais componentes da mesa diretora, num gesto de apoio a Manoel da Acosap, cuja condução dos trabalhos foi questionada pelos parlamentares na última terça-feira (31) e também cobrou o cumprimento do regimento interno da casa.
“A casa Legislativa não é feita somente da mesa diretora, é feita pelos 23 vereadores. E se um age de uma forma incorreta, a imprensa não vai dizer vereador A, B ou C, vai dizer os vereadores, toda a casa legislativa. Quero pedir a compreensão de todos e deixar claro que vou cobrar à risca o respeito de cada um com a mesa diretora. Por isso, a partir de hoje, nós vamos cumprir o prazo regimental das discussões. Não quero saber de vereador A, B ou C, que queira falar mais do que o outro”.
Aero ainda reafirmou a isonomia no tratamento dos pares. “Aqui as matérias do vereador Gilmar Santos têm a mesma importância do vereador César Durando. Por isso quero pedir a compreensão de todos. As matérias do vereador Ronaldo Silva têm a mesma importância do vereador Major. Portanto, quero pedir a todos. Nós vamos discutir os requerimentos, as indicações e as suas proposições. Não queria pegar esse tempo para iniciar falando de A. de B, ou de C para depois vir aos seus requerimentos e suas indicações que essa mesa diretora não vai aceitar. O tempo de usar para qualquer assunto é o pedido de ordem na tribuna”.
Segundo o presidente da Câmara, a defesa dos requerimentos e indicações devem ser feitos no tempo de até três minutos, com um minuto de tolerância.
“Quero pedir o apoio de todos para que cada um aqui faça seu trabalho e possa retribuir os votos recebidos trabalhando corretamente nesta casa. Agradeço a atenção de todos. Não quero aqui discussão, cada vereador vai ter o momento para falar para que não haja discussão”, finalizou, afirmando que agendará uma “uma reunião administrativa” com todos os vereadores.