Distribuidora registrou 1.427 colisões de janeiro a dezembro de 2024; mais de 324 mil clientes ficaram sem energia elétrica por causa dos sinistros

0

O número de colisões de veículos – de todos os portes – contra os postes da rede de energia em Pernambuco aumentou 44% de janeiro a dezembro de 2024. Em números absolutos, a Neoenergia Pernambuco contabilizou 1.427 ocorrências ao longo do ano passado. Esses sinistros deixaram, no mesmo intervalo de tempo, mais de 324 mil clientes sem energia elétrica em diversas cidades do estado.

“Essas colisões causam um grande transtorno ao sistema de fornecimento de energia pois, na maioria dos casos, acontecem em áreas de grande movimentação como avenidas importantes. Além da quebra dos postes, as colisões podem provocar o rompimento de cabos, o que prejudica ainda mais a população por causa da interrupção no fornecimento de energia. A instalação de um novo poste e da nova fiação, quando necessária, é um serviço complexo e que demanda tempo e esforço”, ressalta Eudes Augusto Lins de Oliveira, gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia Pernambuco.

Dependendo da gravidade da ocorrência, as equipes de campo precisam também aguardar a realização dos trabalhos da perícia policial para poder então iniciar o trabalho de manutenção. Dada a importância do tema, a Neoenergia Pernambuco enfatiza constantemente os cuidados que devem ser tomados durante um acidente com poste de energia.
 

A principal orientação de segurança em casos de colisão é que, se cabos forem partidos e caírem ao solo, é importante que as pessoas permaneçam no interior do veículo, sem tocar nas partes metálicas, até o atendimento por parte das equipes da distribuidora. As pessoas não devem se aproximar do local da colisão. Com o impacto da batida, os cabos de energia podem se romper e cair no veículo ou no chão.

A concessionária alerta também que, em caso de acidente com poste da rede elétrica, é fundamental manter a calma e acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) e a Neoenergia Pernambuco por meio do número 116. Além do risco à segurança, os responsáveis pelos acidentes podem ter que arcar com os danos causados.

A maior prevenção, porém, vem da conscientização do motorista e na adoção da direção defensiva para evitar acidentes. Seguir as leis e regras do trânsito, respeitar os limites de velocidade, atentar à sinalização e não ingerir bebida alcoólica ao dirigir são algumas das orientações dos principais órgãos relacionados ao assunto.

Números

1.427 colisões contra postes em 2024;

324.322 clientes sem energia elétrica por causa dessas colisões.

1.023 colisões contra postes em 2023;

306.937 clientes sem energia elétrica por causa dessas colisões.

Orientações de segurança

– Mantenha o veículo em boas condições, verificando o estado dos pneus, dos freios, dos faróis e dos retrovisores;

– Não use celular quando estiver dirigindo. Além da infração gravíssima, o motorista poderá colocar em risco a vida dos pedestres e outros motoristas;

– Respeite sempre a sinalização de trânsito e os limites de velocidade das vias, em qualquer dia, local e horário;

– Respeite os pedestres e sempre use cinto de segurança e capacete, para motociclistas;

– Sempre mantenha distância segura do veículo à frente;

– Não dirija sob o efeito do álcool, remédios ou qualquer outra substância tóxica;

– Nunca dirija com sono.

Foto: Divulgação / Neoenergia Pernambuco