DNIT apresenta anteprojeto de construção de atracadouros em Juazeiro e Petrolina

0

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) apresentou, na manhã desta quinta-feira (10), o anteprojeto de engenharia para a construção de dois atracadouros nas cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). A apresentação foi conduzida pelo engenheiro do DNIT em Brasília, Lindomar Luiz de Abreu Júnior, durante audiência pública realizada no auditório da Codevasf, em Juazeiro.

De acordo com o DNIT, as obras estão previstas para iniciar no segundo semestre deste ano, com prazo de execução estimado em 12 meses. Segundo o superintendente do órgão, os empreendimentos trarão mais dignidade aos usuários dos serviços de transporte fluvial.

“O objetivo é promover o ordenamento aquaviário e o reordenamento urbano com a implantação dos portos, integrando-os à urbanização da área do Arco, na Orla de Juazeiro, e criando uma estrutura adequada para o embarque e desembarque de passageiros”, explicou o engenheiro. Em Petrolina, o atracadouro será construído às margens do Rio São Francisco, no mesmo local onde atualmente ocorre o embarque e desembarque das barcas de travessia.

O anteprojeto portuário para Juazeiro prevê a construção de passarelas móveis, reservatório elevado, cais flutuante e terminal de passageiros. A proposta visa melhorar significativamente a navegação no Velho Chico.

“Juazeiro merece o que foi apresentado pelo DNIT, nosso município terá um visual mais atrativo e reflitirá na economia local”, destacou o presidente da Aciaj -Juazeiro, George Falcão. Já o empresário Murilo Matos, diretor da Aciaj e vice-presidente da CDL, ressaltou: “Estas obras vão potencializar o turismo em nossa cidade, o que também contribuirá para o desenvolvimento do comércio local.”

Além de autoridades do DNIT, participaram da audiência o representante do órgão na Bahia, José Henrique Ferreira da Silva; o representante da Prefeitura de Petrolina, Rodrigo Jacobina (secretário de infraestrutura e mobilidade), o prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves; e demais lideranças políticas e comunitárias.

Na ocasião, o prefeito de Juazeiro enfatizou a importância de ampliar o debate sobre os portos da região. “É necessário aprofundar essa discussão para que possamos explorar de forma mais efetiva o potencial turístico do nosso território”, afirmou Andrei.

Mônia Ramos – Jornalista
Ascom