O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) está em fase de conclusão dos primeiros trechos da obra de duplicação da BR-407, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Na próxima segunda-feira (30), serão liberados ao tráfego a ponte sobre o Riacho Pontal e o viaduto no quilômetro 126, no entroncamento entre as BRs 407 e 428.
Com a entrega deste trecho, o DNIT finaliza o complexo de obras de arte especiais, que promete beneficiar mais de 16 mil motoristas que trafegam diariamente pela região. A duplicação trará maior segurança para os moradores e mais fluidez no tráfego de longa distância para quem utiliza a BR-407/PE.
“O complexo viário, composto por um viaduto e uma ponte, recebeu um investimento federal de R$ 34,3 milhões”, afirmou Anderson Lima, chefe do DNIT.
Segundo ele, foram realizados serviços de infraestrutura, mesoestrutura e superestrutura, além de terraplenagem, pavimentação e sinalização. Também foram instalados dispositivos de segurança, como defensas metálicas e barreiras de concreto do tipo ‘New Jersey’.
A obra faz parte de um conjunto de ações para melhorar o trânsito na região, aumentando a mobilidade urbana e reduzindo o tempo de viagem. A BR-407 é uma rota estratégica para o escoamento da produção agrícola do Vale do São Francisco.
As equipes do DNIT seguem trabalhando para concluir a duplicação da rodovia, que terá um total de 11,3 km. O trecho duplicado começa nas proximidades do acesso ao projeto de irrigação N1 e vai até a rotatória do Posto Asa Branca, incluindo ainda o segmento que parte da ponte sobre o Riacho das Porteiras até o viaduto dos Barranqueiros. O DNIT alerta os motoristas para que fiquem atentos à sinalização de trânsito e de obras no local.