Popularizar a ciência para transformar realidades. Foi com esse propósito que o equipamento vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), o Espaço Arte, Ciência e Cultura (EACC), localizado na Orla de Petrolina-PE, conquistou a aprovação do projeto “Do Velho Chico ao Oceano: Popularizando a Cultura Científica das Águas no Sertão Pernambucano” na chamada “Pop Ciência CNPq/MCTI nº 11/2025”, voltada para a realização da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2025). O edital, promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), tem como objetivo apoiar iniciativas de divulgação e popularização da ciência em todo o Brasil.
A proposta é fomentar atividades gratuitas, abertas à comunidade e que fortaleçam a cultura científica, especialmente em territórios historicamente excluídos. Nesta edição, o tema central da SNCT será “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, incentivando ações que conectem ciência, sociedade e meio ambiente. Apesar de estar distante fisicamente do mar, o Sertão Pernambucano é parte essencial da cultura oceânica através das bacias hidrográficas, especialmente a do Rio São Francisco, conhecido como “rio-mar” por sua força cultural, social e ecológica. O projeto do EACC parte dessa perspectiva e busca promover o letramento científico e cultural sobre a água, o clima e a cultura oceânica no semiárido, através de exposições itinerantes, oficinas, manifestações artístico-culturais, além de ações de comunicação científica.
“Essa aprovação representa uma oportunidade de ampliar o alcance das nossas ações e reafirmar a importância da ciência como instrumento de transformação social, especialmente no Sertão pernambucano”, destacou a professora Patrícia Nicola, diretora do EACC. Ao apostar na interdisciplinaridade, esse projeto propõe que a ciência transforma o conhecimento em experiência viva e acessível. A expectativa é que mais de cinco mil pessoas sejam diretamente beneficiadas durante o período de execução, entre estudantes da educação básica e professores da rede pública, comunidades ribeirinhas, famílias agricultoras, quilombolas e populações urbanas periféricas. As atividades vão priorizar a inclusão social e o acesso democrático ao conhecimento científico, reforçando o caráter popular e transformador da SNCT.
O projeto será desenvolvido em quatro eixos interconectados: Exposição Temática de CT&I Itinerante, Oficinas Temáticas de Popularização da Ciência, Manifestações Artístico-Culturais e Ações de Comunicação Científica e Mobilização Social. As atividades acontecerão em espaços parceiros como escolas urbanas e rurais. A programação prevê a realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no EACC localizado na Orla de Petrolina, entre os dias 20 e 26 de outubro de 2025, com portas abertas, exposição temática, oficinas interativas e programação cultural. Já entre novembro de 2025 e março de 2026 será realizado um circuito itinerante em nove municípios do Sertão pernambucano: Afrânio, Dormentes, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Cabrobó, Terra Nova, Salgueiro, Orocó e Parnamirim.