Para participar de discussões sobre os atuais negócios de negócios e como eles contribuem para o desenvolvimento social e econômico do planeta, a docente do Colegiado de Administração da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Alvany Maria dos Santos Santiago, integrou o time de especialistas da 9ª Conferência Internacional sobre Novos Modelos de Negócios (NBM2024), realizada na Espanha entre os dias 3 e 5 de julho. A professora participou do evento como mediadora de uma mesa-redonda sobre Economia Circular e a importância da colaboração entre organizações e foi orientadora de um trabalho apresentado na conferência.
A conferência discutiu diferentes temáticas, como sustentabilidade, economia circular, empreendedorismo social e negócios baseados na comunidade, organizadas em 14 subtemas denominados “tracks”, que funcionaram como mesas-redondas. Alvany Santiago mediou o track intitulado “Modelos de Negócios Colaborativos e Circulares no Sul Global”, que contou com a participação de especialistas e pesquisadores internacionais. A mesa propôs um diálogo sobre modelos colaborativos, inclusivos e circulares de negócios que surgem no Sul Global, além dos fatores que os impulsionam e dificultam, e como o Norte Global pode aprender com essas iniciativas.
Durante o evento, também foi apresentado o paper intitulado “Business Models in the Circular and Collaborative Economy: New Horizons for Sustainable Development in the São Francisco Valley”, orientado pela professora Alvany Santiago. A pesquisa analisa a aplicação dos princípios da economia colaborativa e circular no contexto dos modelos de negócios desenvolvidos com base em ações de incentivo para a criação de empreendimentos inovadores no Vale do São Francisco.
O trabalho foi apresentado pela mestranda do Programa de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (Profnit) da Univasf, Katia Souza Bezerra, e possui coautoria do doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (PPGEcoH) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Alan Patrick Cavalcante da Silveira. “Tanto a pesquisa quanto a publicação e apresentação do artigo foram importantes para dar visibilidade ao Vale do São Francisco enquanto ecossistema gerador de novos modelos de negócios inovadores e startups alinhados com a nova Economia Circular, principalmente pela falta de análise dos aspectos subjetivos do empreendedorismo circular e colaborativo e seu impacto nas dinâmicas do território”, comenta a mestranda.
Alvany, que participa da Comunidade de Novos Modelos de Negócios desde 2022, descreve a experiência na conferência como um aprendizado enriquecedor. “Participar foi extremamente importante em todos os sentidos. Considerando a urgência dos temas tratados, a conferência nos oportunizou conhecer e interagir com especialistas de várias partes do mundo, discutir os últimos modelos de negócios desenvolvidos e como eles contribuem para o desenvolvimento social e econômico dos países”, relata a docente, que também integra o quadro de docentes dos programas de Pós-Graduação em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido (PPGDiDeS), o Mestrado Profissional em Administração (Profiap/Univasf) e coordena o grupo de pesquisa Laboratório de Carreiras e Desenvolvimento de Competências (LCDC) da Univasf.